O que mudou Júlia?

5 min leitura

O Falar Televisão desta quinta-feira debruça-se sobre a contratação mais falada de 2011 na televisão portuguesa.

Foi há ano que Júlia Pinheiro se apresentou na estação de Carnaxide, recorde-se que foi organizada uma emissão especial durante toda a manhã por forma a relembrar momentos anteriormente vividos, bem como,  ser feita uma homenagem à apresentadora. Esta que já havia feito parte da família SIC, onde, entre 1999 e 20o1 apresentou SIC 11 horas. Esta emissão que marcou o seu regresso a Carnaxide oito anos depois, foi apresentada por Nuno Graciano e Vanessa Oliveira.

Volvido o primeiro ano, o que terá mudado na vida da apresentadora? E o que mudou na SIC? Júlia Pinheiro é há muito uma apresentadora consagrada. Foi na TVI que ganhou maior visibilidade, apresentando projetos vencedores que, de certa forma, marcaram a televisão em Portugal. Foi até ao final de 2010 a rainha dos reality-shows e programas de talento na estação de Queluz. Esteve à frente de programas como: Primeira Companhia, Circo das Celebridades, Quinta das Celebridades, As Tardes da Júlia onde se manteve durante 3 anos e onde alcançou a sua maior audiência, Casa dos Segredos e Uma Canção Para Ti, entre outros.

Ao mudar-se para Carnaxide, ia já com a certeza de que voltaria às manhãs, onde não estava desde 2001 ficando assim em concorrência direta com os amigos e ex-colegas de trabalho, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.

Sendo esta uma mudança bastante mediática, saltaram para as capas de revistas valores possivelmente auferidos pela apresentadora nesta nova fase da sua vida. Quantias elevadas que causaram algum mau estar devido às dificuldades que o país atravessava e que, como se sabe, se agravaram.

Entrou na SIC como nova apresentadora das manhãs, mas também a acumular funções como nova diretora de gestão e desenvolvimento de conteúdos, fazendo com que o seu ritmo de trabalho não se alterasse relativamente ao que tinha na TVI. Com a sua chegada, veio também até Portugal um dos programas norte-americanos mais famosos – Peso Pesado – adpatação de The Biggest Loser.

 Estreou pouco tempo depois Querida Júlia, um programa que se mostrou fraco comparativamente à concorrência e que até agora apenas venceu uma única manhã, num dia onde, a título de curiosidade, nem Você na TV! nem Praça da Alegria foram para o ar. Entretanto temos assistido a uma ligeira alteração de resultados, isto porque, o programa das manhãs da SIC têm-se aproximado cada vez mais do talk-show da RTP. Assim sendo, será Querida Júlia uma surpresa para 2012?

O facto é que todo e qualquer programa tem o seu ritmo de crescimento e vai, pouco a pouco, conquistando o seu público e, sendo cada vez maior a aposta da SIC nas manhãs, podemos esperar neste ano uma surpresa em termos de audiências. Curiosamente, foi a partir da estreia de Cartas da Maya – o Dilema, que o programa de Júlia conseguiu crescer.

Na minha opinião, Júlia Pinheiro veio trazer ao canal de Francisco Pinto Balsemão uma lufada de ar fresco tendo entrado num momento um pouco crítico. Na altura, a estação vivia um pouco no desespero em busca de resultados favoráveis. Penso que não erro em dizer que dentro de pouco tempo teremos novamente uma SIC muito próxima da vitória e a «morder os calcanhares» à concorrência. Esse foi, no entanto, um dos avisos deixados pela apresentadora aquando da transferência.

Não foi só Júlia Pinheiro que se propôs a mudar o rumo  do canal: Gabriela Sobral e Luis Marques foram também nomes de grande peso que solidificaram ainda mais o canal de Pinto Balsemão.

Falta-nos agora esperar para saber se realmente este será o ano da SIC e se ao longo destes meses seremos supreendidos com novos projetos que inovem o seu conteúdo e programação. É, no entanto, conhecida a falta de receitas para o investimento em novos formatos. Será, assim possível fazer «omeletes sem ovos»?

Nós cá estaremos para analisar todos os factos.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version