fbpx

Nadar Com Os Tubarões

A TelevisĂŁo
2 min leitura

Falar TelevisĂŁo

Dei por mim a pensar nas alternativas que a televisão por cabo portuguesa nos oferece. Há muitos canais mas em muitos deles o tempo que passo ligado à antena dessas estações concentra-se abaixo dos 5 segundos. Afinal, o líder de audiências, o cabo, tem muito para dar mas à semelhança dos canais em sinal aberto é preciso saber filtrar o que se pode ver. Ainda assim, a fasquia é muitas vezes elevada mesmo que a única referência  à língua de Camões sejam as legendas em português.

A grande qualidade ao nível do entretenimento está mesmo na televisão por cabo, nos talent shows com verdadeiros talentos, nas séries que na SIC, TVI e RTP1 não têm honras de horário nobre, nos doc-reality com edições que prendem os espetadores e nos reality shows que não gastam a premissa da casa mais vigiada do país e que de facto estimulam algo aos que estão de comando na mão.

É disto grande exemplo, o Lago dos Tubarões. O reality show em que a SIC Radical aposta para as noites de sábado, nomeado para o Emmy de Melhor Reality Show em 2012, é uma grande aposta da ABC e em particular do canal juvenil da estação de Carnaxide. Face a atipicidade dos canais generalistas a televisão por cabo volta a estar na moda. Programas como este são tema de conversa de café e apaixonam alguns telespetadores que se entusiasmam por um formato popular mas com os traços de grande entretenimento que se pede à caixa que mudou o mundo.

As alternativas são poucas mas boas na televisão, oxalá fosse assim num governo moribundo de Portugal, que também ele devia apostar na inovação, crescimento e no fomento da criatividade.

Siga-me:
Redactor.