fbpx

Música em Portugal

A Televisão
3 min leitura

Falar_Televisao 2012

Hoje é o dia certo para refletir sobre este assunto. Vou ser direto e sem grandes rodeios: faz falta um programa na nossa televisão, onde os profissionais da indústria musical tenham espaço para mostrar o seu trabalho. Já dizia António Sala a uma revista: «Tenho muita pena que as nossas televisões ainda não sigam o exemplo de outros países, como Espanha ou Itália, que têm um programa semanal dedicado aos artistas». E eu não podia estar mais de acordo com estas afirmações…

Há quanto tempo é que não vemos o Rui Veloso a cantar na televisão? E quem diz Rui Veloso, diz o Pedro Abrunhosa, os Anjos ou a Mariza. Era fundamental haver um programa (de sábado à noite, por exemplo) onde os mais diversos cantores portugueses tivessem direito a brilhar. E passo a citar mais uma vez António Sala: «É irritante ter esse horário mais nobre com programas onde a miudagem vai a custo zero fazer umas coisas que não se percebe bem o que são». E não é verdade, meus senhores? Será que anda tudo a dormir?

2464269 Música Em Portugal

Importante também dar atenção às declarações de Diogo Dias (VJ da MTV) numa recente entrevista ao A Televisão: «Apesar de estarmos melhores, acho que Portugal tem um grave problema em reconhecer os seus artistas e a sua cultura». Exatamente Diogo! Parece mesmo que temos um tremendo problema em reconhecer o que é nosso. A realidade é bem clara: na maior parte das vezes, perde-se mais tempo a divulgar o que não precisa de divulgação (cantores internacionais que já têm carreira bem firmada). Isto ainda faz sentido? Há quanto tempo “batemos” na mesma tecla? Pois.

É o que eu digo: falta mesmo um programa na televisão que dê visibilidade aos nossos artistas nacionais. Reparem bem: agora temos a Kika (que em nada nos envergonha), temos o Richie Campbell (detentor de uma voz que é bem capaz de valer ouro), temos a Marta Ren (mais um talento português), temos o Bryan Wilson (se calhar alguns não conhecem, mas lá fora faz muito sucesso). Enfim. Temos tudo, mas não temos nada (não, não estou a fazer referência à música da Floribella!). A verdade é que há uma mina de riquezas e tesouros espalhada por este país fora e ninguém lhe pega… Ninguém, ninguém, ninguém.

Para terminar, não podia deixar de dar os meus sinceros parabéns ao Ricardo Afonso, o português que participou no The Voice do Reino Unido. Grande voz, grande atitude, grande atuação. Boa, Ricardo! Boa mesmo.

Siga-me:
Redactor.