fbpx
Falar Televisão

Mérito próprio?

Até há bem pouco tempo, eu era daqueles que acreditava que o tempo mais chuvoso de outono se iria refletir nas audiências e o consumo iria finalmente subir a valores dignos de qualquer época alta. Mas, ao contrário do que esperava, e depois de na passada semana ter já dedicado grande parte destas linhas à problemática de resultados apresentados da Marktest, o consumo esse não conseguiu escalar a valores tão significativos quanto isso. No entanto, há um sinal evidente de como alguma coisa mudou, principalmente depois da mudança para a hora de inverno. E esse sinal é a subida da RTP.

Esta foi uma semana brilhante para o primeiro canal do estado. Nos últimos dias, a RTP1 conseguiu liderar nos principais horários diários. De manhã, a Praça da Alegria conseguiu evidenciar-se e, aproveitando o facto de Manuel Luís Goucha se encontrar sozinho na condução do Você na TV, liderou folgadamente nos primeiros dias da semana. À tarde, e com a habitual hegemonia do Jornal da Tarde, as novelas brasileiras conseguiram, também elas, disparar nesta primeira semana em confronto com a reposição de Perfeito Coração da SIC que, definitivamente, parece não conseguir dar conta do recado. No final de tarde a subida foi abismal: a mudança de hora voltou a oferecer a preferência dos espetadores ao Portugal em Direto e ao Preço Certo que têm liderado confortavelmente. Também à noite, o Elo Mais Fraco de Pedro Granger tem mantido uma subida discreta de resultados.

Mas face a isto, resta-me fazer uma pergunta: Esta subida deve-se a mérito próprio do canal público ou à negligência das privadas? É que, mesmo sabendo que em televisão a glória de uns é a correspondente derrota de outros, esta ascensão da RTP1 acontece na altura em que as privadas ficaram com mais fraquezas à vista. E não me parece que esta ascensão do canal público, na generalidade dos seus horários, tenha algum tipo de consistência e seja realmente “merecida”…

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News