fbpx

Juventude sem «Açúcar»

A Televisão
2 min leitura

Falartelevisãodestaque

Setembro de 2003. Surgiu nesse verão algo inesperado e completamente inovador na televisão nacional. A equipa da segunda estação privada portuguesa apostava, pela primeira vez e de forma aplicada, no público juvenil.

Morangos com Açúcar foi muito mais que uma série jovem. Foi, durante anos, uma fábrica de talentos. Muitos dos rostos mais prestigiados e acarinhados pelo público nos dias de hoje, iniciaram o seu percurso na extinta série. Rita Pereira, Mariana Monteiro, Jessica Athayde, Cláudia Vieira e até mesmo Nicolau Breyner, deram o seu contributo para o bem sucedido projeto, que a par dos atores, formou uma série de novos autores, que ainda hoje continuam no mercado, dois dos quais, galardoados com um Emmy International.

Quem não recorda a irreverência e o espírito aventureiro dos Morangos?! Fizeram as delícias de todos nós e contribuíram positivamente para a formação da nossa personalidade, acompanhando os conflitos diários da vida de um estudante. Não havia mais nada na televisão a fazê-lo.

Foram inúmeras, as tardes que passei, em frente ao televisor a assistir a mais um episódio. Este foi daqueles projetos que cativava realmente o seu público. Havia vezes em que o sol chama por mim, mas a vontade de ver a série falava mais alto.

Um dos seus pontos fortes foi, sem dúvida, o fator novidade, que aliado à falta de alternativas juvenis se tornou num dos maiores sucessos da televisão nacional. Com o tempo, os morangos foram perdendo algum do seu açúcar, até que em 2012 chegaram ao fim. Atualmente continuo a sentir a sua falta. Ficou um espaço vazio na TV, que urge ser preenchido. Seria bom que o projeto regressasse, mantendo a mesma essência de outrora.

Siga-me:
Redactor.