fbpx

Já dançaste?

Diana Casanova
3 min leitura

Falar Televisão

No passado domingo, alguns dirão com surpresa, Cante se Puder! (SIC) venceu Dança com as Estrelas (TVI) e os sinais de alarme soaram em Queluz de Baixo… e os gongos em Carnaxide. Se os primeiros já foram buscar a sua artilharia pesada, isto é, os seus convidados VIP para animar as galas de domingo, à semelhança da aposta no Big Brother VIP, os segundos também não devem cantar vitória quando a procissão ainda vai no adro, até porque foi uma décima de rating

Naturalmente isto gerou uma acérrima discussão de – Cristina já foste!, a Cristina tem de ter o Goucha… etc – com a qual não concordo. Cristina Ferreira é atualmente e indiscutivelmente a apresentadora mais popular e apreciada da televisão portuguesa, relegando para segundo plano apresentadoras conceituadas como Júlia Pinheiro, que não tem cativado na SIC, Fátima Lopes, que se apagou na TVI, e Sónia Araújo, que tem de lidar com a fraca visibilidade que a RTP1 lhe confere. Por que razão, então, perdeu para o formato da SIC?

Julgo que tem a ver com um fator: falta novidade no Dança com as Estrelas. Efetivamente nós vemos semana após semana um conjunto de famosos a dançar e, para mal dos pecados do espetáculo, dançam todos bastante bem. Ora, isso leva a que não haja nenhuma surpresa nem nenhum fator que faça atrair os espetadores durante mais do que duas ou três semanas. É por essa razão que os convidados que já foram anunciados para este domingo irão acrescentar essa mesma componente e, por isso, atrairão mais espectadores. Esta é uma receita que já foi usada em Big Brother VIP e dessa forma a TVI arrasou aos domingos durante as semanas que o formato durou.

Se vai ser suficiente para combater e vencer a imprevisibilidade e surpresas que Cante se Puder! tem inerentes, não sei, mas será certamente uma luta mais renhida. Os fãs de ambos os formatos podem alinhar-se nos dois lados do campo de batalha, porque quem vai decidir quem vence são, como na política, os indecisos/indiferentes.

Redatora e cronista