fbpx

Isto é serviço público!

A Televisão
3 min leitura

O dia de ontem foi especial para a televisão do estado. Exatamente, para a televisão de todos nós. A Praça que nos últimos tempos tem perdido alguma Alegria, as telenovelas brasileiras, o Portugal no Coração, o Portugal em Directo, O Preço Certo e O Elo Mais Fraco não foram para o ar e deram lugar a uma das iniciativas inseridas na estratégia da direção de informação da RTP 1.

Não consegui acompanhar toda a emissão, mas do que vi, posso dizer que gostei muito. O Portugal Hoje foi mesmo o culminar desse dever da televisão do estado que é o serviço público. E serviu, acrescento eu, para calar as bocas de todos aqueles que criticam constantemente as diferentes estratégias da RTP. E, como disse Nuno Santos na apresentação à imprensa do evento, nenhum outro canal poderia fazer uma iniciativa como estas.

A informação da RTP continua em alta e sem sombra de dúvidas que se recomenda. Apesar de as audiências não terem sido as melhores (já se esperava, arrisco a dizer), há muitas ideias a retirar de todo o especial, desde as reportagens que foram feitas, aos diferentes diretos, mas sobretudo uma velha fórmula que deu nas vistas em tempos e que há muito não se vê nas nossas televisões.

Portugal Hoje Isto É Serviço Público!

Durante as mais de 10 horas de emissão, passaram pela antena três duplas distintas. E qualquer uma delas mostrou estar em sintonia e preparada para mais desafios como estes. Gostei da simpatia de Cristina Esteves e de João Tomé de Carvalho. Da cumplicidade de António Esteves e Estela Machado. Mas, para mim, e talvez porque sejam dois dos pivôs que mais aprecio na atualiade, o mais vai para João Adelino Faria e Sandra Felgueiras.

Para quem tantas vezes seguiu a dupla João Adelino Faria e Ana Lourenço, nos grandes tempos da SIC Notícias, certamente que poderá ver aqui outra parceria de sucesso. Grande entrosamento, timings perfeitos e uma cumplicidade de que gostei particularmente. O pontapé está dado. Porque é que a estação pública de televisão não aposta num Telejornal de fim-de-semana especial com uma dupla de apresentadores? Sandra Felgueiras e João Adelino Faria mereciam essa oportunidade!

Siga-me:
Redactor.