fbpx

Há lugar para Herman?

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

Saiu na passada semana a notícia do fim, no próximo mês, do talk-show que Herman José apresenta na RTP desde 2010. Esta decisão é conhecida numa altura em que a estação pública parece querer renovar a sua programação de fim de semana, com as estreias de Chef’s Academy e Os Filhos do Rock. Embora este final já tivesse sido dado como possível no ano passado, a notícia causou alguma surpresa, até porque a RTP apostou no programa de Herman na última reentré, aumentando a sua duração e reforçando a componente humorística.

Herman 2013 (e os seus antecessores desde 2010) nunca foi um sucesso de audiências, nem parecia ter ambições de o ser, mas manteve resultados que embora ficassem longe da concorrência, eram superiores aos que a RTP1 registava nos outros dias da semana naquele que é um dos seus horários mais problemáticos, o final do horário nobre. É compreensível que as audiências modestas de Herman sejam insuficientes para o que Hugo Andrade deseja. Mas o programa vai fazer falta. Pela qualidade das entrevistas e dos convidados, pelos momentos de humor (nem sempre brilhantes, mas que provaram que os anúncios da «morte» de Herman eram manifestamente exagerados), pela música ao vivo.

Herman dá sinais de estar confiante em novos projetos na RTP para 2014, mas ainda nada está confirmado. Um regresso às privadas não é muito provável, não só por Herman não atrair as audiências de outros tempos mas também porque estas não parecem muito interessadas em programas de humor. Veremos se um dos maiores nomes de sempre do humor em Portugal ainda tem lugar na televisão portuguesa. Espero que sim.

Siga-me:
Redactor.