fbpx

«Fazedores de Opinião»

A Televisão
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

O fenómeno da multiplicação dos comentadores políticos nas televisões portuguesas parece ter atingido o auge do bizarro com a chegada do antigo primeiro ministro que todos queriam ver pelas costas mas que cada português queria ouvir. O aparecimento de outros canais mexeu no mercado e as estações puxaram dos galões e deram o seu melhor para trazer os mais experientes e mediáticos comentadores políticos mesmo que nem sempre signifique os mais competentes para comentar politiquice.

Não é certamente o caso de Manuela Ferreira Leite, a dama de ferro portuguesa. A antiga líder social democrata estreou-se ontem no programa Política Mesmo com uma opinião que conta e que se repercute na imprensa, cumprido o seu verdadeiro papel. É exatamente neste papel de fazedora de opinião pública que a ex ministra da Finanças se destaca dos demais comentadores que povoam as antenas dos canais de televisão. No meio de tanto papagaios e araras ainda existe quem cante musica para os meus ouvidos.

E além dos efeitos nos que a escutam, é certamente naqueles a quem quer atingir, que os seus comentários mais mossa devem fazer. É que ouvir as críticas a virem dos seus pares não é certamente agradável mas no final de contas, em casa de ferreiro, espeto de pau. Tamanha massificação dos comentadores pode afastar e aumentar a desconfiança sobre os mesmos. Os portugueses já não são os burros de outrora e não caem na propaganda de antigamente. No entanto, o comentário político não precisa de servir só a política e pode, se bem feita, ser igualmente televisão e para a televisão mais do que uma galinha de ovos de ouro.

 

Siga-me:
Redactor.