fbpx

Factor: sem máscaras

A Televisão
3 min leitura

Falartelevisãodestaque

Para surpresa de muitos, Factor X levou a melhor sobre Casa dos Segredos. Ok, perfeitamente normal. Eu próprio comecei por sintonizar no canal quatro, mas depressa senti uma necessidade extrema de ver outro programa qualquer. Os novos concorrentes do reality da TVI não aquecem nem arrefecem, os confessionários de domingo são enfadonhos, os trocadilhos da apresentadora já cansam, as nomeações são sempre uma confusão imensa. E pronto, a fórmula Secret Story em Portugal está totalmente viciada e não saímos daquilo. Não saímos. Enquanto houver audiência, vamos levar com mais do mesmo.

Quanto ao novo talent show da SIC… Bom, pessoalmente, tenho a dizer que não acho grande interesse à fase dos castings. Pá, não acho. Isto porque neste formato também temos fórmulas demasiado batidas: os «cromos», as histórias de vida dos candidatos, os jurados a tentarem ser mauzões, etc. Pela internet fora, muitos foram os comentários a criticar a postura de Sónia Tavares, Paulo Ventura e Paulo Junqueiro: «Portugal nunca será UK ou USA», «Eles querem tentar “imitar” ou ser iguais aos outros», «Os portugueses adoram copiar os programas», «Ai aquela imitação barata do Simon…», entre outros. Em parte, concordo com algumas destas frases que surgiram durante a estreia do programa. O estilo e as expressões dos «nossos» jurados fazem lembrar algumas situações que acontecem lá fora. E isso não era necessário, de todo. Para quê copiar quando podemos ser originais? Geralmente, o público sabe identificar aquilo que é verdadeiro, aquilo que é realmente genuíno. E, em qualquer lado, se formos nós mesmos (sem máscaras), depressa percebemos que os outros gostam mais de nós. Estarei errado?

No entanto, dou nota positiva a Sónia Tavares, vocalista dos The Gift. Simpática, ponderada, divertida, empenhada. E vale mais (muito mais) uma Sónia no painel de jurados, do que qualquer outra estrela pop fabricada nos Morangos (e quem diz “morangos”, diz “maçãs” ou “amendoins”, se é que me entendem).

1184985 530877623661569 135315329 N Factor: Sem Máscaras
Uma imagem que foi muito partilhada nas redes sociais
Siga-me:
Redactor.