fbpx

Entretenimento precisa-se!

A Televisão
3 min leitura

Falar Televisao2012 Entretenimento Precisa-Se!

Foi esta semana que, em declarações ao DN, Luís Marques evidenciou o seu desejo de ter duas novelas de produção nacional em horário nobre. Pode ver a notícia, aqui.

Depois de «Laços de Sangue» ter evidenciado um bom desempenho, agarrando grande parte dos portugueses, seguindo-se «Rosa Fogo» e, neste momento «Dancin’ Days», onde alcança números diários muito elevados, a SIC quer continuar o rumo positivo que a ficção portuguesa tem seguido.

Há anos que a TVI aposta na estratégia de ter 3 novelas em horário nobre, e a SIC segue-lhe as pisadas, atualmente com uma novela portuguesa e com duas novelas brasileiras. Cada vez está mais perto o sonho da SIC em produzir mais que uma novela portuguesa.

Mas, enquanto esse sonho está cada vez mais perto, será este realmente o caminho certo?

A verdade é que as programações diárias dos 3 canais gratuitos estão cada vez mais idênticas, cada vez menos inovadoras, e com muito menos variedade. Será que os espectadores não se vão cansar de tanta ficção? Será que não serão horas a mais dedicadas às novelas?

Eu continuo a achar que em televisão à espaço para tudo, basta querer! É extremamente importante existir ficção, seja nacional, seja brasileira, pois é algo que agrada os espectadores, mas é um erro encher a grelha com esses produtos só porque resultam!

É necessário existir entretenimento, e esse é bastante escasso. Há muito tempo que as programações diárias não recebem grandes programas de entretenimento diários, como era hábito nos grandes anos 90. Assim, aconselho a SIC a alterar o seu sonho para algo mais apelativo. Queremos entretenimento e precisamos de variedade!

Era necessário começar por alterar a grelha atual, colocando um verdadeiro programa de entretenimento na primeira faixa horária do horário nobre, deixando a ficção portuguesa e brasileira para a segunda e terceira faixa do horário. Depois, acabar com os formatos de talk show, duas vezes ao dia, que não acrescentam nada à grelha, e fazem números cada vez mais negros. Existem tantos produtos bastante inovadores que poderiam preencher esse horário, mas preferem seguir a tradição e manter os talk shows sem um pingo de inovação.

Chega de entretenimento low-cost, que não acrescente nada de novo! Queremos puro entretenimento, que dê gosto acompanhar do início ao fim! Existem imensos formatos para apostar, basta ter força de vontade e claro, dinheiro, mas que pode ser melhor investido do que realmente é!

Queremos entretenimento, queremos variedade, queremos inovação!

Siga-me:
Redactor.