Falar Televisão

E nós MEO?

FalarTelevisãodestaque

De Paulo Cunha para A Televisão.

Nasce hoje, dia 16, aquela que é a marca resultante da fusão entre a Optimus e a ZON. Como podemos reparar durante esta semana, a marca não passou despercebida e começou a divulgar os anúncios televisivos avisando todos os portugueses os dia do seu lançamento que ao que tudo indica, essa união resultará na marca NOS que se lê como se fosse o pronome pessoal “nós”. Contudo, a sua rival no mercado MEO não ficou indiferente a essa fusão e lançou hoje também um novo anúncio televisivo que despercebidamente se manifesta sobre esta recém-nascida marca de telecomunicações, um ato que no meu ponto de vista é de receio da possível concorrência que lhe trará. No final deste anúncio, um dos protagonistas pergunta “e nós?” ao qual Ricardo Araújo Pereira responde “nós? Nós não vivemos sem o MEO”. Esta afirmação pode perfeitamente ser interpretada como uma “provocação” para esta nova marca.

Será que a NOS se apercebe e mais tarde dá resposta? Não seria a primeira vez que haveria esse tipo de “guerra” de anúncios na televisão portuguesa como por exemplo, ainda recentemente, os reclames televisivos dos rivais hipermercados Continente e Pingo Doce, que anúncio após anúncio se desafiavam continuamente.

Em relação à NOS, o que há a dizer sobre esta marca? Desconheço a origem, não sei se é um acrónimo se é uma estratégia de marketing, mas atentemos estes factos: a sua potencial concorrente MEO, uma marca muito versátil relativamente ao uso da própria palavra, a tem uma pronúncia  que nos remete logo mentalmente para o pronome possessivo “meu”, uma palavra que permite produzir inúmeros slogans que ficam no ouvido de qualquer pessoa.

Agora a NOS, tal como a MEO, lembrámo-nos logo do pronome pessoal “nós”, que também torna fácil a criação de slogans é simples, ao início estranho, mas como se costuma dizer, primeiro estranha-se e depois entranha-se. O que eu penso é que ambas as marcas devem ter um fascínio pela gramática portuguesa especialmente pelas classes de palavras e que as marcas de telecomunicações estão-se a tornar clichés, provavelmente, a próxima marca a surgir neste ramo será “VOS” ou “NOSSO”, não sei, fica a sugestão. Em relação ao futuro desta fusão entre a Optimus e ZON, considero que seja uma forte rival a todos os outros serviços, afinal é a junção de duas marcas com milhões de clientes já fidelizados e só espero que trará ótimos serviços, que muito deles com certeza, serão inovadores e certamente criará uma maior disputa entre as marcas e no meio disso tudo quem irá sair beneficiado são os clientes.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Luís Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Luís
Visitante
João Luís

Não esquecer que juntamente com a MEO e a NOS temos a Vodafone – Power to you. (enfase no you)

ATV News