fbpx

Dias Dançantes na SIC

A Televisão
3 min leitura

É certo e sabido que «Dancin’ Days» tem vindo a destronar (ainda que timidamente) a sua principal concorrente, de seu nome «Louco Amor». Apesar de não acompanhar assiduamente nenhuma das novelas referidas, tenho que destacar aqui que, em termos de qualidade e inovação, a novela da SIC ganha fortemente em comparação à novela da TVI.

Não sou a favor de comparações, cada qual é como é. Mas já é tempo de, em Queluz de Baixo, entenderem de uma vez por todas que a frase “em apostas ganhas não se mexe” não dura eternamente. Ao longo dos últimos (longos) anos, as novelas da TVI têm dado grandes alegrias à casa, mantendo-se sempre num nível superior de audiências. Contudo, os cartuchos gastam-se. É necessário recorrer a inovação, a novos métodos de conquistar o telespectador. É o telespectador que dá audiências. É o telespectador que também muda de hábitos e torna-se mais exigente. É com o “telespectador” que se devem preocupar. Não com as audiências. Mas isso é demasiadamente óbvio para se estar aqui a debater.

Agora, generalizando… se repararmos bem, as “tramas” da TVI são quase todas idênticas em termos de conteúdo. E, no que toca ao visual das personagens, bem… então é melhor nem comentar. Nos últimos tempos, pouco ou nada se tem investido no visual das personagens. Existem atores que transitam de uma novela para outra e nada mudou/alterou. Chego a pensar seriamente se não estarei a ver a mesma novela. A gravidade da situação é que parece que ninguém repara nestes erros mais que “batidos” e erros do passado continuam a ser erros do futuro.

Voltando ao tema de destaque, a guerra «Dancin’ Days» vs «Louco Amor» – há que admitir que a SIC começa a dar finalmente sinais de que pode triunfar no mundo dos enredos. Ainda assim há coisas menos boas a apontar neste remake da Globo: quem é que acredita que a personagem de Joana Santos é mesmo a mãe de uma miúda… quase da sua idade? Ainda por cima, Joana Santos que ainda tem alguma ligação a projetos como «Rebelde Way» e «Laços de Sangue». Não duvido do talento da atriz, mas que foi uma péssima escolha para aquele papel, foi. Ou então que tivesse uma filha de 5, 6, 7 anos. Mas, de qualquer forma (e sem transparecer “fanatismo” pela SIC), considero que esta estação está no bom caminho, em termos de ficção. Já a TVI…

Siga-me:
Redactor.