fbpx
Falar Televisão Rubricas

Cinema no sapatinho

Falartelevisãodestaque Cinema No Sapatinho

Falar Televisão

O cinema continua a ser o prato forte do Natal na televisão portuguesa. Estreias e clássicos de diferentes géneros preenchem as emissões nesta época.

A SIC é provavelmente o canal que mais aposta na programação natalícia. Com uma longa tradição de maratonas de filmes de animação na véspera e no dia de Natal, a estação de Carnaxide costuma liderar de forma clara nestes dois dias. Este ano a aposta mantém-se, com cinema de manhã à noite. O cartaz, no qual se destacam Os Vingadores e Toy Story de Terror (Hunger Games fica reservado para o fim do ano), parece-me um pouco mais fraco que em anos anteriores, mas é sério candidato à liderança nas audiências.

A TVI, embora também aposte no cinema, não tem alterações tão radicais na programação. Hoje, dia 24, o daytime manteve-se praticamente igual aos outros dias. Os pratos da TVI na noite da consoada não variam muito aos do costume: um especial da Casa dos Segredos, seguido de um episódio de Belmonte. Só às 23h24 surge o cinema, com Die Hard 4.0, seguido de Corrida Mortal. Percebe-se que seja difícil combater o cinema da SIC com mais cinema, mas ter um episódio de uma novela na noite de Natal é um pouco estranho. E não acredito que tenha hipótese de fazer boa figura nas audiências.

A RTP1 tem nos últimos anos apostado em programação alternativa nos dias 24 e 25, reservando o cinema para outros dias. Este ano resolveu transferir o habitual Circo de Natal do dia 24 (onde teve resultados razoáveis nos últimos anos) para o dia 25. Na noite da consoada a estação pública oferece especiais de Bem-Vindos a Beirais e Quem Quer Ser Milionário. Ao final da noite um filme de animação, Zé Colmeia. Uma programação que acho que tem tudo para ter resultados fracos. O lote de filmes da estação pública até era bom, mas dois dos títulos mais fortes, Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2 e Sherlock Holmes: Jogo de Sombras, passaram despercebidos na tarde do passado Domingo.

Na RTP2, programação de Natal discreta, com a habitual transmissão da Missa do Galo e um especial de Natal de Rod Stewart. No dia 25, além de uma Gala de Ópera à tarde, o segundo canal exibe Fred Claus, O Irmão do Pai Natal, um filme (comercial q.b. para os padrões da RTP2) que foi emitido dez dias antes na RTP1. Imaginação precisa-se.

Feliz Natal para todos!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News