fbpx

Carroça à frente dos bois

A Televisão
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

Reza por aí uma história de que uns deputados do PSD e CDS/PP, partidos que mais militantes emprestam à Assembleia da Republica, iriam pedir para que a RTP criasse um programa semelhante ao «TV Rural», apresentado por Sousa Veloso, o engenheiro que se despedia de forma particularmente peculiar.O pedido por si só é ridículo e faz suscitar a ideia que de a maioria parlamentar quer decidir o que se passa no canal público, como se discos pedidos se tratasse. Mas nada assim tão estranho, se pensarmos que estes rostos, vozes que se pavoneiam em comícios, acabam mais cedo ou mais tarde por transitar para empresas públicas que decidem de facto o papel da RTP, mesmo sem nunca terem demonstrado qualquer apetência para tal.

O programa teve a sua época e talvez fosse útil, nada como perguntar aos agricultores da altura. Não ofenderia ninguém por certo, nem inócuo seria, se um programa dedicado ao setor primário, talvez quem sabe com o próprio engenheiro no comando,a recuperar o mediatismo que o cercou, voltasse à antena da RTP, mas numa altura em que se debatem reestruturações muito severas e caras, o timing não será o correto.O programa resistiu durante 30 anos, e a dois regimes diferentes, mas será este Portugal, talvez agora sem agricultura, um país que justifique um sucedâneo do formato que se imortalizou na memórias dos mais velhos.

Talvez se os senhores deputados propusessem um reality show ao modo de «As Aventuras do Zé», com o ministro Miguel Relvas ou o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, a RTP aumentaria os vergonhosos shares, que só o despautério dos responsáveis pode justificar. Mas apressem-se porque a estação de Queluz de Baixo, alegadamente, já está em negociações avançadas com a ministra que tutela a agricultura.

Siga-me:
Redactor.