fbpx
Falar Televisão Rubricas

Canais (não só) de notícias

Falartelevisãodestaque Canais (Não Só) De Notícias

Falar Televisão

Na última semana a TVI24 fez questão de anunciar que tinha conseguido em abril a liderança nos canais de informação no horário nobre. O canal de notícias de Queluz de Baixo conseguiu 1,6% de share no período das 20h às 24h, contra os 1,5% da SIC Notícias e os 0,8% da RTP Informação. No total do dia a liderança continua a pertencer à SIC Notícias (1,8%), seguida da TVI24 (1,4%) e da RTP Informação (0,9%).

Seria injusto atribuir a responsabilidade do crescimento da TVI24 apenas ao futebol, até porque programas informativos como Olhos nos Olhos ou Política Mesmo têm conseguido números relevantes, mas é inegável o impulso que o desporto deu às audiências do canal. A TVI24 assume-se cada vez mais como um canal de notícias e de desporto (um passo que a SIC Notícias nunca deu, ao contrário da RTP Informação). Os resumos da Champions League foram muito importantes para a TVI24, mas o canal tem reforçado as transmissões desportivas não só no futebol mas também com uma visível aposta no ciclismo – a RTP que se ponha a pau. Acho que a polémica sobre as transmissões desportivas nestes canais não se justifica. No entanto, estes devem assumir o seu formato e a sua «linha editorial»: um canal de informação e desporto não é o mesmo que um canal exclusivamente de notícias. Nisto a TVI24 tem a vantagem de não ter palavras como «informação» ou «notícias» no nome.

A SIC Notícias vê a sua liderança ameaçada mas não deverá perder o primeiro lugar tão cedo. Continua de longe a ser o canal informativo mais dinâmico, com maior capacidade de resposta no que a diretos e operações especiais diz respeito, e o único a funcionar verdadeiramente 24 horas por dia. Já a RTP Informação está cada vez mais isolada no terceiro lugar, e não está a passar pela melhor das fases. Três anos depois do relançamento do canal e do «fim» da RTPN o canal tem tido dificuldade em impor-se. As constantes mudanças na programação do horário nobre, com formatos a aparecer e a terminar sucessivamente sem sucesso nem relevância (com exceções como Justiça Cega ou o líder de audiências Trio D’Ataque), são demonstrativas da «travessia no deserto» que o canal público de notícias atravessa. Certamente este verão as audiências da RTP Informação serão animadas pelos jogos do Mundial de futebol, pela Volta a Portugal, e também pelo Tour de France se tiverem a infeliz ideia de o tirar do sinal aberto da RTP2). A RTP Informação terá também enormes desafios pela frente se a intenção de levar o canal para a TDT for avante – e tomara que o processo seja rápido. A concorrência já mostrou o incómodo pela ideia de a RTP Informação passar para sinal aberto enquanto os outros ficam no cabo, mas o espectador não deve ser prejudicado por os canais privados não quererem disponibilizar os seu canais de notícias na TDT.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News