fbpx

Amor à Globo

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

Amor à Vida «chegou, viu e venceu». Dificilmente a SIC poderia esperar uma primeira semana melhor para a substituta de Avenida Brasil. Com uma tendência ascendente (estreou com 16% de rating e chegou aos 17,9% na última quinta-feira), a novela conquistou o primeiro lugar do top logo na estreia (tendo conseguido esse feito em 3 dos 4 episódios da primeira semana). Ontem, já sem os últimos episódios de Avenida Brasil e a ir para o mais um pouco mais tarde, Amor à Vida recuou em audiência e em share, mas ainda assim foi líder no horário.

Este arranque auspicioso da nova trama do horário nobre da SIC vem comprovar a assinalável recuperação da ficção brasileira em Portugal nos últimos anos. Sim, é verdade que a SIC tem tido alguma sorte nas últimas novelas que tem estreado por cá (e o fenómeno Gabriela foi decisivo). Sim, é verdade que as novelas da Globo estão a passar por uma boa fase. E claro, é sabido que a TVI tem somado tiros no pé nos últimos meses.

Mas houve também de certa forma uma mudança de mentalidade, tanto da SIC como do público. Hoje os portugueses parecem mais dispostos a ver as novelas do outro lado do Atlântico do que num passado recente. Não quer dizer que não vejam a ficção nacional, pelo contrário – o facto de a SIC ter uma novela portuguesa líder em horário nobre ajudou em muito as novelas brasileiras.

Finalmente a SIC parece ter aberto os cordões à bolsa, e vai reforçar o início da tarde e o fim do horário nobre com novelas da Globo – com uma repetição e uma inédita, respetivamente. Veremos se consegue reconquistar dois horários que já foram seus, e que foram perdidos devido aos «cortes orçamentais» da estação.

Siga-me:
Redactor.