fbpx

A Academia de Nico

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

Nicolau Breyner anunciou recentemente que está a preparar a abertura de uma escola para formar atores de Cinema e Televisão. Existem poucas escolas destas em Portugal e vindo da pessoa que vem, um ator com anos de experiência, faz todo o sentido!

O ator que podemos ver atualmente em O Beijo do Escorpião formou a Nicolau Breyner Academia, NBA, juntamente com vários atores que neste projeto serão professores – é o caso de Rita Salema e Adriano Luz, por exemplo. Como será mesmo uma instituição escolar o ano letivo inicia-se em setembro, como tal, até lá irão surgir vários workshops (até mesmo no verão de forma a entreter os mais novos que gostem desta arte de representar). Os alunos da NBA poderão ainda contar com «masterclass» com diversos atores bem conhecidos dos portugueses, entre eles, já confirmados, Maria Rueff, Ana Bola e Margarida Marinho.

Numa entrevista a Fátima Lopes, Nico deixou no ar a «dica» que esta escola não será só para pessoas que querem entrar neste mundo da representação mas sim para aqueles que já são atores e que precisam de formações. Lançou ainda a farpa que muitos atores vão para o Brasil fazer workshops só por ser nesse país. E tem razão! Porquê no Brasil se temos escolas cá? Pelo prestígio? E o conteúdo onde fica? Pois bem. Se não têm confiança em escolas portuguesas a NBA pode mudar isso porque não há jovem ator que não conheça Nicolau Breyner. Este até deu o exemplo de Sara Matos, protagonista de O Beijo do Escorpião, que apesar de «fabulosa» e uma grande atriz também pode fazer estes pequenos cursos para se reciclar. O ator não deve ter medo de o fazer. É uma aprendizagem contínua.

A NBA é um bom projeto. Que tenha muito sucesso e forme bons e grandes atores e dê novas formações aos profissionais que já cá estão. É preciso dar continuidade a esta indústria.

Até quarta!

Siga-me:
Redactor.