fbpx

20 anos de Glória

A Televisão
3 min leitura

Falartelevisãodestaque

Hoje venho falar-vos de um tema que me é muito querido. A Endemol comemora neste mês os seus vinte anos a nível nacional, mas também internacional. Corria o ano de 1994 quando John de Mol e Joop Van den Ende fundiram as suas empresas de produção e criaram aquela que se tornou na maior produtora independente a nível mundial.

Tempos em que na Europa surgiam novas estações de televisão, nomeadamente as duas privadas portuguesas, que chegaram e tiveram a difícil tarefa de se impor perante a hegemonia da estação do estado. Foi nesta área que a multinacional holandesa desempenhou um grande e importante papel. As novas fórmulas oriundas dos países do velho continente chegavam a este cantinho à beira mar plantado onde a oferta ainda era muito restrita e se desconhecia o que era a livre concorrência.

Dava os seus primeiros passos com Chuva de Estrelas e All You Need Is Love, na SIC, onde o primeiro foi um sucesso inquestionável. Apesar de ter chegado a território nacional na década de 90, foi no ano de 2000 que teve a sua primeira relação comercial com a TVI, que ainda hoje se mantém inabalável.

3 de setembro de 2000, foi esta a data em que se estreou aquele que viria a ser o maior fenómeno televisivo que Portugal alguma vez havia conhecido. Foi esse o pontapé de saída para a liderança da TVI e que fez descobrir a paixão dos espectadores pelo género reality show.

Depois de Big Brother, foram vários os formatos da vida real que preencheram o serão dos portugueses. De 1ª Companhia a Fear Factor, todos eles foram produção da Endemol.

Dona de um know how internacional e beneficiária do talento de John de Mol, o criador de vários hits internacionais, a produtora tinha tudo o que era necessário para prosperar no mercado. Atualmente está presente fisicamente nos cinco continentes e é no mercado europeu que se destaca, com subsidiárias em Espanha, França, Alemanha entre outros.

O profissionalismo e excelência são a imagem de marca da Endemol e espero que assim continue. É ela a responsável pelos programas que marcaram a minha vivência enquanto espectador e com certeza continuará a fazê-lo. É de salutar o trabalho desenvolvido por toda a sua equipa. Parabéns Endemol, pelos teus 20 anos de glória!

Siga-me:
Redactor.