fbpx

Nuno Lopes

Diana Casanova
3 min leitura
Cá estou eu novamente para apresentar mais um Estrelas na Terra. Desta vez, vou homenagear o actor Nuno Lopes, devido à sua carreira e ter recebido um Globo de Ouro para melhor actor de cinema ontem.

Nuno Lopes nasceu em Lisboa no dia 6 de Maio de 1978. O que destaco da sua biografia é, primeiro que tudo, a sua formação: Escola Superior de Teatro e Cinema, frequência de Master Class da École des Maîtres, assim como nos EUA (NI). Para além disso, também teve formação em esgrima artística, dança, canto e música.

Seguidamente, importa realçar que este actor teve um percurso extremamente recheado, quer ao nível de teatro, como de televisão e cinema. No teatro representou textos de autores de grande reputação, tais como William Shakespeare, Ferenec Molnár, entre outros. Quanto ao cinema, teve um enorme destaque pela sua personagem de Alice (de Marco Martins), mas também, mais recentemente, pelo filme Goodnight Irene (de Paolo Marinou-Blanco).

Na televisão, já fez produções na Globo, nomeadamente a novela Esperança (de Benedito Ruy Barbosa), sendo que no nosso país se destaca particularmente pelas suas personagens cómicas, com participações em séries e programas, tais como Herman SIC, Fúria de Viver, Paraíso Filmes, Riscos, O Programa da Maria, entre outras. Actualmente, integra o elenco de uma promissora série de humor – Os Contemporâneos, em que o seu desempenho tem sido imensamente elogiado e, com justiça, diga-se, pois trata-se de um dos actores mais geniais da sua geração.

Importa, no entanto, salientar que não é apenas na comédia que este actor se destaca, também no drama, como são prova os prémios por este ganhos pela sua personagem em Alice, nomeadamente prémio de melhor actor no Festival de Cinema Luso-Brasileiro, Globo de Ouro e prémio de Shooting Star no Festival de Cinema de Berlim.

De facto, Nuno Lopes é, sem dúvida, uma referência no panorama nacional, não só como actor, mas também como pessoa, como pudemos comprovar na Gala dos Globos de Ouro exibida ontem.

Parafraseando uma das suas personagens mais célebres:

Vai mas é trabalhar ÓH!

Até daqui a dez dias.

Diana Casanova
diana.casanova@tvuniverso.com

Relacionado:
Redatora e cronista