Lúcia Moniz

Lúcia Moniz nasceu em Lisboa no dia 9 de Setembro de 1976. Desde cedo se percebeu o seu talento para a música e representação, não fosse ela oriunda de uma família de excelentes músicos.

4 min leitura
Divulgação RTP
Lúcia Moniz

 

Na sequência da crónica anterior, cujo visado foi o actor Diogo Morgado, achei que era chegada a altura de homenagear a actriz e cantora – Lúcia Moniz – pelo talento que têm em comum.

Lúcia Moniz nasceu em Lisboa no dia 9 de Setembro de 1976. Desde cedo se percebeu o seu talento para a música e representação, não fosse ela oriunda de uma família de excelentes músicos. Começou pelo mundo da música, realizando a melhor prestação portuguesa na (sempre tão parcial) final do Festival Eurovisão da Canção, com apenas 19 anos (1996), alcançando um honroso 6º
lugar.

Três anos depois já tinha gravado o seu primeiro CD – Magnólia. Afirmou-se assim como uma das grandes promessas da música portuguesa, que se veio a confirmar com os seus próximos CD’s – 67 e Leva-me p’ra casa.

Entretanto, Lúcia foi também realizando participações na ficção nacional, começando no teatro com a peça Saudades do Futuro, mas ganhando protagonismo na produção da RTP A Grande Aposta. Também entrou na ficção da TVI, como na novela Saber Amar.

Mais recentemente, protagonizou Vingança, fazendo parte desta produção com um elenco de luxo. Não nos deixou indiferentes
à sua Laura, com um desempenho soberbo. A par de Diogo Morgado, é, na minha opinião, dos actores que melhor transmite as emoções dos personagens. São actores que nos cativam não só pela sua performance, mas também pela sua postura na vida, ou seja, humildade e empenho com que realizam cada um dos seus projectos.

Neste sentido, julgo que esta sua participação foi mais um “impulso” extra na sua carreira, uma vez que desde aí já integrou diversos projectos, Casos da Vida (TVI), Olhos nos Olhos (TVI), Aqui não há quem viva (SIC) e, inesperadamente (ou não!) a apresentação de um programa de voluntariado na RTP , actualmente em exibição.

Para além disso, Lúcia Moniz é presença constante em alguns projectos de teatro, com especial destaque para Música no Coração de
Filipe La Féria, onde pôde conjugar duas das suas maiores paixões – a música e a representação – de forma magistral.

Também no cinema, a actriz teve um papel de destaque, com a participação no filme Love Actually, ao lado de Hugh Grant, Colin Firth, entre outros actores de referência a nível internacional. Mais recentemente, é de destacar o filme A Escritora Italiana (que não há meio de estrear!) e SecondLife, ambos filmes portugueses.

Apesar do seu último CD datar do ano de 2005, Lúcia Moniz revelou recentemente que estaria a compor e a preparar o seu regresso à música, um pouco deixada de parte nestes últimos anos, muito por força das constantes solicitações que foi alvo enquanto actriz, embora com algumas participações pontuais, em colaboração com outros músicos (Paulo Gonzo, Dr1ve, Shout).

Ficamos, então, à espera, enquanto a podemos ver em Olhos nos Olhos e na RTP 2 (ou no youtube, revendo Vingança). Podemos então, constatar que Lúcia Moniz é uma mulher muito versátil e dotada dos mais variados talentos, desde a música, representação, apresentação, …

Que mais talentos terá reservados? Fica a questão.

Até daqui a 10 dias. Não deixem de dar a vossa opinião sobre a crónica no fórum.

Diana
Casanova

Relacionado:
Redatora e cronista
Exit mobile version