fbpx

Balanço 2008

Diana Casanova
3 min leitura

Após um ano repleto de acontecimentos televisivos, desde a abertura do concurso para um novo canal generalista, as mudanças nas direcções de programação da RTP e SIC, alteração do leque de actores e apresentadores de cada estação televisiva, homenagens a personalidades do panorama televisivo nacional, entre muitas outras coisas. Depois de 12 crónicas do Estrelas na Terra, singelas homenagens a tantas outras personalidades, algumas delas com mais relevância/notoriedade que outras, mas nenhuma delas com demérito no seu trabalho televisivo, é chegada a altura de fazer um pequeno balanço.

Iniciámos este espaço com o objectivo de dar importância e homenagear algumas personalidades que de alguma forma poderiam estar esquecidas ou que pelo seu actual desempenho mereciam ser referidas. Procurei sempre manter o Estrelas na Terra actual, pelo que ainda faltarão neste espaço muitas personalidades que até poderiam merecer mais estar aqui representadas.

Passando ao que interessa, em balanço, Eunice Muñoz, Camilo de Oliveira e Ruy de Carvalho são já habituais contemplados com homenagens em todos os meios de comunicação, devido à sua carreira, ao seu empenho e dedicação à arte da representação, quer seja na vertente mais cómica quer seja numa área mais dramática. Contudo, nunca é de mais elogiar pessoas que deram e dão tanto à televisão portuguesa.

Por outro lado, numa geração mais jovem, temos a actriz Fernanda Serrano, Diogo Morgado e Lúcia Moniz, já actores com grande prestígio, um talento enorme e que nos têm contemplado com personagens inesquecíveis. Também Paulo Pires e Rogério Samora, têm vindo a obter um estatuto importante na ficção nacional, este último há bastante mais tempo, tendo no entanto, estado ausente alguns anos do panorama televisivo nacional.

As únicas homenagens póstumas, até aqui, foram a Milú e Badaró, duas perdas importantes da história televisiva nacional e que mereciam ser lembradas, dado que, de certa forma, haviam sido esquecidas.

Por último, destaquei aqui no Estrelas na Terra, no campo da apresentação Herman José e Fátima Lopes, duas das mais conhecidas figuras da nossa televisão e que têm estado mais tempo em antena.

Assim, é certo que ainda falta homenagear muitas figuras relevantes da nossa televisão e será para isso que cá estarei no próximo ano. Entretanto gostaria de eleger a personalidade que mais se destacou destas 12, pelo que será aberta uma votação no fórum onde todos poderão votar e cujo resultado será divulgado no dia 7 de Janeiro de 2009, na primeira crónica do ano. Desde já agradeço a colaboração de todos, a vossa atenção dada a ler estas crónicas e com o desejo de muita saúde para todos no próximo ano, despeço-me:

Boas saídas e melhores entradas!

E até para o ano!

Diana Casanova

Relacionado:
Redatora e cronista