“Thor”

4 min leitura

O Cine-Opinião está de volta. Esta semana analisaremos um filme que saiu há pouco tempo em DVD e que nos cinemas estreou há uns meses. Não obstante ser, por essa razão, “antigo”, Thor merece ser visto ou revisto, especialmente para os apreciadores do género mas não só.

Título: Thor

País de Origem: EUA

Ano: 2011

Género: Aventura

Elenco: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Stellan Skarsgård

Realização: Kenneth Branagh

Trailer:

Com a marca da Marvel, Thor conta a história do poderoso e arrogante guerreiro – Thor (Chris Hemsworth) – que vive num reino fantástico (habitado por Deuses) e que devido à sua arrogância acaba por ser expulso daí e enviado para a Terra. Como seria de esperar, esta sua chegada à Terra demonstra muitas diferenças, desde logo pela indumentária, mas também pelos hábitos do quotidiano. É aqui que conhece Jane Foster (uma irrepreensível Natalie Portman) e a sua equipa de investigadores que acabam por funcionar como meio de integração neste planeta desconhecido. É este o mote para uma aventura de super-herói que teria tudo para ser falhada, não fosse o elenco ser fantástico, contando com o Deus Anthony Hopkins.

Do ponto de vista do enredo, é baseado no herói de banda desenhada mas o que faz deste filme mais atraente para aqueles que não são necessariamente fãs do género é a clara divisão da história em dois momentos: (1) quando conhecemos as razões para Thor ter sido expulso e enviado para a Terra, vemos a sua arrogância e a sua irresponsabilidade; (2) depois desta introdução à vida de Thor temos, então, a sua aventura na Terra. É aí que surgem momentos de alguma comédia, devido às “diferenças” de hábitos e Natalie Portman, vencedora de um Oscar, funciona um pouco como “fio condutor” de toda a dinâmica na Terra. É importante realçar igualmente os desempenhos de Chris Hemsworth, Tom Hiddleston e Anthony Hopkins que demonstram bastante emotividade, o que acrescenta uma carga dramática ao filme.

Eu diria que a fórmula do filme é semelhante à de tantos outros, mas o que o distingue é o elenco e a história de “background” que podemos conhecer na primeira parte do filme. Sem dúvida que existe espaço para mais um filme desta série e espero que seja efetivamente produzido. Do ponto de vista do enredo é possível, agora resta verificar se existe esse interesse por parte dos estúdios que produziram este filme.

Em suma, Thor trata-se de um filme que pode e deve ser visto não só pelos fãs de banda desenhada e super-heróis. É um filme agradável de se ver e que pode ser visto por toda a família. Agora que se aproxima o Natal até sugiro a sua oferta, pois é entretenimento de qualidade.

Para a semana regressamos com mais Cinema e Opiniões! Quarta-feira haverá mais um Cine-Opinião, até lá!

 

Redatora e cronista
Exit mobile version