fbpx

Super 8

A Televisão
3 min leitura

Super 8 Poster Super 8

Título original: Super 8

De: J.J. Abrams

Com: Elle Fanning, Amanda Michalka, Kyle Chandler

Género: Thriller, Ficção Científica

Classificação: M/12

Outros dados: EUA, 2011, Cores, 112 min.

Links: http://www.super8-movie.com

Trailer

http://www.youtube.com/watch?v=tCRQQCKS7go

Ohio, 1979. Uma noite, um grupo de adolescentes fascinado por cinema resolve ir filmar para perto de uma linha de comboios usando uma câmara Super 8. Enquanto filmam, testemunham o terrível descarrilamento e consequente explosão de um comboio. Mas, quando revêem o acontecimento em filme, o que de início parecia um mero acidente afinal é algo mais sinistro do que eles poderiam supor. E, quando vários desaparecimentos começam a suceder-se na cidade, eles compreendem que algo os associa ao acontecimento daquela noite. Decididos a desvendar o mistério, os adolescentes juntam-se e, em segredo, começam a investigar por conta própria. Um filme de J.J. Abrams (“Missão: Impossível 3”, “Star Trek”), com Steven Spielberg na equipa de produtores executivos.

Super+8+Movie Super 8

A palavra-chave para definir o novo filme de J. J. Abrams é “inocência”. “Super 8” é um filme que procura recriar, em muitos níveis diferentes, a inocência de um outro tempo. A inocência que Abrams procura recuperar em “Super 8” é a de um grupo de amigos de uma “small town” americana de 1979, alimentados a fantasias herdadas dos “drive-ins”, dos cinemas locais, dos filmes antigos na televisão, que estão a rodar um filme de zombies em super 8 quando o descarrilamento de um comboio que transporta uma carga misteriosa torna a sua cidade num cenário de cinema.

O que explica em parte porque é que “Super 8” acaba por não corresponder totalmente às expectativas que a sua primeira metade elevam: o próprio conceito de actualizar o cinema-Spielberg dos anos 80 derrota-se a si mesmo porque ele não é ressuscitável fora daquelas condições específicas. Abrams aproxima-se dele o mais possível, mas a partir do momento em que o filme admite que já não é possível manter intactos o talento e a ingenuidade desses tempos, sentimos que “Super 8” perde e se dilui em apenas mais um filme de efeitos especiais.

 

Siga-me:
Redactor.