fbpx

«Loose Change 9/11»

Diana Casanova
3 min leitura

Mais um ano passou, desde um dos eventos que marcou mais a história recente do mundo. De facto, nenhum outro acontecimento destes últimos anos teve um impacto tão grande no mundo inteiro. A verdade é que todos nos lembramos daquele dia. Mudaram-se hábitos, criaram-se estigmas, perderam-se vidas e muitas mentiras foram ditas. 11 De setembro de 2001, o dia que mudou o mundo e a forma como os norte-americanos se veem e são vistos.

Loosechangeaac «Loose Change 9/11»

Assim, o Cine-Opinião desta semana foca-se na análise de um dos documentários mais aclamados sobre o 9/11 – «Loose Change 9/11» é o seu nome e pode ser visto mais abaixo. De facto, desde o primeiro minuto que surgiram muitas teorias da conspiração, dúvidas, questões e boatos, mas este documentário escrito por Dylan Avery apresenta factos que suportam a teoria de que nem tudo foi explicado. Nem tudo o que foi divulgado poderá corresponder à verdade,

«Loose Change 9/11» utiliza a voz de Daniel Sunjata para narrar essas dúvidas e apresentar argumentos que nos mostram que poderá ter havido a orquestração do atentado para fins políticos, particularmente do ponto de vista externo. Este documentário apresenta as ideias de forma sequencial, utilizando citações de personalidade históricas e conceituadas para colocar em causa muito do que foi dito e feito, tendo por base uma perspetiva história. Mas sobretudo, mostra-nos em imagens, explosões que terão originado a derrocada do World Trade Center, entre outras questões levantadas.

Deste modo, este documentário incentiva-nos a refletir sobre a informação que nos é transmitida e realça, a nossa fraqueza e benevolência face a essas informações. De facto, assistimos na altura, e vemos hoje em dia, que os Media são o mais importante veículo de propagação de imagens e de ideias. Neste caso, houve um crescendo do patriotismo dos americanos, uma sede de vingança e, por parte dos restantes países, uma aliança com a finalidade de derrotar o terrorismo.

Não obstante o interesse do documentário, por apresentar uma abordagem diferente aos eventos do 11 de setembro, também é importante refletir sobre as próprias motivações do documentário. A verdade é que se temos de ter espírito crítico relativamente às informações que nos são transmitidas, temos de o ter em todos os casos. Inclusivamente neste. Existiu um objetivo político com este documentário, o que não invalida que o seu conteúdo seja credível e, sobretudo, interessante de conhecer. Nem tudo é o que parece. «Loose Change» mostra-nos isso mesmo. Ora senão veja o documentário completo em seguida.

[youtube

Redatora e cronista