fbpx

«Blue Valentine»

Diana Casanova
2 min leitura

Cineopiniao Romances

Março é o mês da Mulher. Como tal, o Cine-Opinião focou-se durante estas últimas semanas em filmes românticos. Agora, terminamos esta edição temática com um filme mais sombrio – Blue Valentine.

Blue Valentine

Protagonizado por Ryan Gosling, enquanto Dean e Michelle Williams, enquanto a sua esposa Cindy, a história centra-se neste casal, pai de uma menina à qual são muito dedicados. Depois de seis anos juntos, o casamento está lentamente a desmoronar-se, já que ambos são diferentes em muitos aspetos da sua vida, mas sobretudo ao nível das suas expectativas para o futuro.

Embora se trate de um drama sombrio, focado numa história de dor, este filme é na realidade uma história de amor. Dean é um jovem despreocupado, pintor free lancer, que gosta do seu estilo de vida pela liberdade que lhe oferece, por poder beber uma cerveja à hora que quer. Por sua vez, Cindy é uma enfermeira com as suas ambições profissionais e que, por essa razão, acaba por surgir o drama entre o casal.

Numa dança num quarto de motel, vamos percorrendo a vida deste casal, desde o início da sua relação, com flashbacks alternados com o hoje da narrativa. De facto, a história deste amor acaba por retratar o que tantas vezes acontece… Acomodação. Depois de anos, acomodamo-nos, e desleixamo-nos. Ao mesmo tempo também vemos que ambos querem lutar por aquela relação. Blue Valentine é um drama diferente, focado no amor, mas num amor sombrio e, sobretudo, com uma diferente abordagem, em que vemos o declínio a que se pode chegar quando se está numa relação.

Assim, aconselho vivamente o visionamento deste filme tão rico e ao mesmo tempo tão íntimo, que parece que somos nós que temos aqueles sentimentos. Isto, naturalmente, devido à capacidade do casal de protagonistas que, sem medos nem receios, humanizam aquelas personagens. A não perder.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3oiY7W7nDeE]

Redatora e cronista