fbpx
Audimetria Semanal

Audimetria Semanal (94)

Muito boa noite. A semana que passou esteve renhida em termos de audiências entre a TVI e o conjunto dos canais temáticos. Apesar disso, foi o cabo que levou a melhor sobre a concorrência, com a liderança da SIC Notícias. Assim sendo, na nonagésima quarta edição da Audimetria Semanal, analisamos a prestação dos canais pagos na semana entre 23 e 29 de janeiro.

Para além disso, as baixas audiências d’A Voz do Cidadão, o sucesso do futsal na RTP2, a análise aos crimes na SIC e a aposta da TVI em prestigiadas séries televisivas são os destaques da rubrica deste sábado.

O seu início só depende de si. Está preparado para iniciar mais uma viagem sobre mundo das audiências?

Seja bem-vindo!

 Out

Com o futebol na TVI, a estação pública demonstrou várias dificuldades em resistir nos quadros das audiências da Marktest. O último sábado foi apenas um exemplo desta realidade, com A Voz do Cidadão a alcançar uma quota de mercado inferior a 10%. Mais concretamente, o programa que aposta na opinião de críticos de televisão e de telespetadores alcançou uma audiência média de 3,4% e uma share de 8,3%. Com uma prestação inferior à de Top +, o formato foi esquecido pelos telespetadores que preferiram ver a partida de futebol entre o Feirense e o Sport Lisboa e Benfica. Afinal, o jogo foi o programa mais visto do dia, com 18,3% de rating e 46,2% de share.

Fará sentido o primeiro canal continuar a apostar num programa que passa despercebido aos olhos do público nacional? Apesar de até cumprir, em parte, o “tal” serviço público, não conseguir um resultado superior a programas matinais, como Inspector Max, é sinónimo de que algo não está bem. 

Um apontamento para a direção de programas da RTP, que continua a ter um horário nobre demasiado fraco.

Surpresa

Futsal Audimetria Semanal (94)

Já não é surpresa, verdade seja dita. No entanto, se há conteúdos que levam a que os telespetadores se lembrem de que, afinal, existe um segundo canal, então é necessário salientar o mérito que o desporto tem na grelha de programação do mesmo. Neste caso, o jogo de futsal entre a seleção nacional e o Azerbeijão, a propósito do campeonato da Europa, alcançou 4,3% de audiência média e 10,3% de share, no primeiro dia de fevereiro.

Este jogo levou a que a RTP2 conseguisse registar um resultado bastante razoável, coisa que há muito tempo não se verificava. Afinal, o segundo canal subiu aos 5,4% de share, um valor interessante.

Por outro lado, de salientar ainda em relação à estação do Estado, o resultado de A Conversa dos Outros. Depois de, no último sábado, ter destacado o programa, a sua última emissão voltou a ocupar o primeiro lugar na tabela dos dez mais vistos da RTP2.

Estás aí?

O primeiro destaque do Estás aí? vai para a TVI. Afinal, Terra Nova tem ficado sistematicamente à frente de Pan Am, uma reconhecida série internacional. Parece que, desta vez, a estação de Queluz de Baixo acertou em cheio nesta aposta. Assim sendo, enquanto a produção do canal da Media Capital, no último domingo, alcançou 5,6% de audiência média e 28,7% de share, a da SIC não foi além dos 3,3% de rating e 17,4% de share. Um resultado positivo para a TVI, que contribui para a média da estação num dia em que A Tua Cara Não Me É Estranha também vai para o ar.

Viver Audimetria Semanal (94)

Por outro lado, de salientar ainda o regresso de Nuno Santos à antena da RTP1. O especial Viver e Morrer Sozinho não marcou presença no top dos cinco programas mais vistos da última quinta-feira, mas não desiludiu. Com 9,1% de rating e 21,8% de share, o formato conseguiu aguentar o início do horário nobre da estação pública, levando a que, até perto das 23h00 (já com O Elo Mais Fraco no ar), esta captasse a atenção de cerca de um quinto dos telespetadores que viam televisão naquele horário.

Espero que esta dose seja repetida noutros dias, pois os resultados foram positivos.

O Destaque

Ateaverdade Audimetria Semanal (94)

As últimas emissões de Doctor White e Até à Verdade correram bem à estação de Carnaxide. O destaque vai sobretudo para o programa conduzido por Rita Ferro Rodrigues que, há duas semanas, havia sido ultrapassado pela gala d’A Voz de Portugal. Desta vez, foi Até à Verdade a levar a melhor não só sobre a RTP1, mas também sobre a TVI. O formato foi o sexto programa mais visto do dia, com 7,4% de audiência média e 30,9% de share. À mesma hora, A Voz de Portugal não foi além dos 5,5% de rating e 16,1% de share, e o telefilme O que as Mulheres Querem ficou-se pelos 6,5% de audiência média e 25,4% de quota de mercado.

Será que com a análise aos crimes sobre Alexandra Neno e Diogo Ferreira os valores se mantêm assim?

Top 3 – Cabo

Os três canais mais vistos do cabo na semana entre 23 e 29 de janeiro foram a SIC Notícias, com uma média de 32 mil e 400 telespetadores, o AXN, com 24 mil e 200 e, por fim, o Hollywood, seguido por cerca de 23 mil e 700 portugueses.

Destaque igualmente para o TVI 24, que ocupou a décima posição no top 10, com pouco mais de um terço da audiênciada SIC Notícias, ou seja 12 mil e 800 telespetadores. A SIC Mulher, a TV Record, o Panda e o Disney Channel também alcançaram bons resultados.

Até para a semana!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News