fbpx

Audimetria Semanal – 8ª Edição

A Televisão
5 min leitura
Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal.

Audimetria+Semanal Audimetria Semanal - 8ª Edição


Resumo da semana


O Verão está quase a chegar, e com ele o Mundial. As apostas dos canais neste evento desportivo já se fizeram notar. A SIC conseguiu somar alguns pontos com O Regresso dos Incríveis, depois de, na semana passada, ter sido “goleada” pela RTP1, aquando da visita de Bento XVI a Portugal.
O share da TVI andou à volta dos 28%, e o da SIC entre os 23 e os 25%. Ao contrário do que previ, a RTP1 não esteve assim tão forte e foi, sem dúvida, a derrotada da semana.

Estrela em Ascenção

O Regresso dos Incríveis

Quando se fala em futebol, muitos são aqueles que apontam o dedo por não apreciarem, ou pelo facto de acharem que os meios de comunicação dão demasiado destaque a este desporto. No entanto, e tal como as audiências das partidas, os programas que envolvam os “craques da bola” costumam ter bons resultados. Tal já se tinha verificado há dois anos, quando Daniel Oliveira apostou pela primeira vez nos Incríveis. Em 2010, a história volta a repetir-se. Apesar de o primeiro episódio não se ter destacado em termos de audiências, o mesmo não se passou com o segundo. O programa que mostrava a vida de Miguel Veloso chegou aos 10,5% de rating e 31,6% de share.
É uma boa decisão da SIC transmitir este tipo de produções pois, mesmo não tendo o futebol à mistura, os protagonistas deste desporto conseguem dar à estação bons resultados.

O desastre da semana

Se existem séries da RTP1 que têm o seu sucesso no horário nobre, como Pai à Força ou até Cidade Despida, há outras que passam totalmente despercebidas aos portugueses. Um bom exemplo é A Minha Família que, na terça-feira, se ficou pelos 11% de share. Este resultado é contínuo e coloca-se por isso uma questão: porque é que a estação pública continua a passar esta série?

O melhor de cada canal

Logo Jornal Da Tarde Rtp1 Audimetria Semanal - 8ª EdiçãoRTP1 – Jornal da Tarde – É difícil não salientar mais uma vez a prestação do noticiário da hora de almoço da estação pública. Na segunda-feia, e mesmo não tendo recebido a vitória da Praça da Alegria, o Jornal da Tarde obteve uns estrondosos 41% de share. Com 7,8% de rating, o noticiário, para além de ter vencido a concorrência das 13:00, foi mais visto que os programas de horário nobre da RTP1 – Cuidado com a Língua e Super Miúdos.

SIC – Perfeito Coração – A novela da SIC está a chegar ao fim. Talvez por essa razão os resultados tenham vindo a subir. De tal maneira que, apesar de já não ter sido a primeira vez, Perfeito Coração subiu ao quinto lugar dos cinco programas mais vistos do dia de terça-feira. Com o segundo lugar, a produção da estação de Carnaxide chegou aos 8,8% de rating e 24,3% de share.

TVI – O jogo da Taça de Portugal na estação de Queluz de Baixo obteve um bom share – 51,4%. Nada mau, tendo por base que era o Futebol Clube do Porto que estava em competição. Por outro lado, o seu adversário era um clube que não pertencia à primeira liga – Desportivo das Chaves. Daí considerar que o melhor da semana da TVI tenha sido esta partida de futebol.

Expectativas

Viver a Vida – A entrar nos últimos episódios, a novela da SIC vai, a meu ver, conseguir vencer Sentimentos. A produção da TVI nunca chegou a afirmar-se perante Viver a Vida, e nos últimos capítulos desta duvido que resista. A estação de Carnaxide vai somar pontos.
Relembro por fim uma opinião minha – as novelas brasileiras em Portugal não morreram.

Globos de Ouro – A XV edição está a chegar, e a SIC prepara-se para somar pontos. Os convidados musicais são bons, os premiados também. A estação de Carnaxide vai transmitir, de certeza, uma boa gala, e Bárbara Guimarães vai voltar a brilhar. Domingo vai ser um dia diferente para os portugueses.

Festival da Eurovisão – Os portugueses podem contar, esta semana, com o Festival da Eurovisão da Canção 2010. As semifinais realizam-se a 25 e 27 de Maio. A final acontece dois dias depois. Se Filipa Azevedo passar, a estação pública colherá frutos disso.

Ate para a semana!
Siga-me:
Redactor.