fbpx

Audimetria Semanal (77)

A Televisão
7 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (77)

Mais uma semana passou, e mais uma Audimetria Semanal está a ser lida pelo leitor. Já vamos na septuagésima sétima edição desta rubrica, e a objetividade continua a ser o seu segundo nome.

Nos últimos sete dias, os portugueses tiveram a oportunidade de assistir à comemoração do décimo nono aniversário do terceiro canal, à partida de futebol de qualificação para o Euro 2012 entre Portugal e a Islândia, à estabilização de Rosa Fogo, à liderança da segunda temporada da Casa dos Segredos, ao estado de despercebido da estreia da edição 2 de Peso Pesado, e a tantos outros marcos televisivos.

É com este propósito que o convido a assistir a mais uns minutos de leitura da sua Audimetria Semanal. Está preparado?

Então… seja bem-vindo!

RTP1

Futebol Audimetria Semanal (77)

Foi nesta sexta-feira que a seleção nacional jogou contra a Islândia para continuar a luta pelo apuramento para o Euro 2012. Tendo a partida terminado com o resultado de 5 a 2 para Portugal, a estação pública conseguiu registar o programa com maior audiência da semana. Por outras palavras a referida partida alcançou 17% de audiência média e 41,9% de share.

Pelo jogo, assim como pela restante programação, a RTP1 conseguiu não só vencer a concorrência ao nível das generalistas, como o próprio conjunto dos canais temáticos. Assim, e com 26,1% de share, o primeiro canal foi o grande vencedor do dia.

Apesar de esta reentre não estar a correr na perfeição à RTP1, com O Elo Mais Fraco a não conseguir, em algumas noites, impor-se frente à concorrência, esta partida de futebol provou que ainda existem conteúdos que interessam aos telespetadores para além de reality-shows e telenovelas. Mesmo sendo o futebol uma aposta mais esporádica por parte da estação pública, quando ela ocorre, não há concorrência que resista.

O futebol ganha, o Telejornal ganha, a RTP1 ganha. Ainda há dúvidas?

RTP2

Britcom Audimetria Semanal (77)

É uma das apostas da RTP2 para as noites de domingo. O espaço Britcom exibe duas séries da BBC, que marcam o serão pelo seu humor e comédia. A Pequena Grã-Bretanha e A Minha Família continuam a despertar o interesse dos mais curiosos, levando o segundo canal a tornar-se competitivo a partir das 23h.

Por exemplo, no último domingo, Britcom atingiu 1,1% de audiência média e 4,3% de share, tendo sido o terceiro programa mais visto da RTP2. Por outro lado, não esquecer que registou um melhor resultado que outros conteúdos transmitidos ao longo desse dia, tais como Desporto 2:, Zig Zag, Os Simpsons e até os famosos documentários.

Tal como refiro todas as semanas, a RTP2 tem programas de qualidade espalhados na grelha de programação. Diariamente ou semanalmente surpreende os portugueses com uma alternativa mais que consolidada no mundo televisivo. Britcom é apenas um exemplo dessa realidade, que aos sábados à noite n’A Televisão é retratada!

SIC

Peso Pesado Paraia Audimetria Semanal (77)

Com Bárbara Guimarães ao comando, a segunda temporada de Peso Pesado iniciou a sua jornada de forma despercebida. A concorrência de Queluz de Baixo não permitiu um melhor resultado, nem mesmo o último episódio de Laços de Sangue. O final da novela da estação de Carnaxide alcançou 16,2% de audiência média e 37,8% de share, não dando hipóteses à RTP1 e TVI.

Apesar disso, os novos concorrentes do reality-show da SIC não levaram a que os telespetadores continuassem sintonizados no canal de Pinto Balsemão. Com a expulsão da Casa dos Segredos, os portugueses preferiram passar o serão com a televisão ligada à Venda do Pinheiro. Assim, enquanto o concurso da SIC registou 10% de rating e 28,6% de share, o da TVI alcançou 12,4% de audiência média e 37,3% de share.

Uma derrota pouco pesada, mas que pode antecipar uma temporada deste reality-show morna. Depois de Júlia Pinheiro ter conseguido uma audiência bastante razoável, Bárbara Guimarães terá de lutar contra a falta de novidade da versão portuguesa de Biggest Loser. Os concorrentes são diferentes, é verdade, contudo a temática do concurso é a mesma, os objetivos são os mesmos, as próprias histórias colidem.

Depois de um elevado investimento, será que existirá uma recompensa positiva?

TVI

Atardeesua2 Audimetria Semanal (77)

Fátima Lopes afirma peremtoriamente que A Tarde É Sua é líder. Contudo, questiono, corresponderá mesmo essa afirmação à realidade? Mesmo sabendo que Ilha dos Amores perde para a concorrência, o talk-show da estação de Queluz de Baixo tem conseguido uma audiência estável.

Agora, será um líder nato? Duvido. Longe vão os tempos em que Portugal no Coração, Contacto e As Tardes da Júlia conseguiam uma liderança confortável, não sempre necessário o lead-in da ficção brasileira e nacional. No entanto, e neste momento, os tempos são outros.

Por exemplo, na terça-feira, A Tarde É Sua registou 2,6% de audiência média e 23% de share, Boa Tarde alcançou 2,4% de rating e 21,6% de share e Portugal no Coração não constou no top dos 10 programas mais vistos da estação pública. A diferença entre a TVI e a RTP1 no que toca aos talk-shows da tarde é notável, no entanto quando o campeonato ocorre com o terceiro canal a conversa é outra.

É necessário cautela nas afirmações dos apresentadores, pois nos dias que correm, nada é certo. Nada mesmo.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.