fbpx

Audimetria Semanal (70)

A Televisão
8 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (70)

Dia 20 de agosto, é esta a data que a rubrica de audiências d’A Televisão atinge a casa das 70 edições. Assim, e seguindo os valores alcançados pelas generalistas e pelo conjunto dos canais temáticos, a análise é feita com a ajuda dos meses de calor. Com o futebol a marcar a agenda do dia, nomeadamente a seleção nacional de Sub-20, a estação pública conseguiu mostrar as suas fracas garras após o horário de Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão. No segundo canal, foram os mais novos a ditar as regras com Zig Zag, assim como com Nikita, série que já foi transmitida pela RTP1.

SIC e TVI baterem-se na ficção e informação, contudo foi a televisão por cabo que, mais uma vez, levou a melhor. O que nos reservará o mês de setembro em audiências? Antes de responder a essa questão, sintonize-se com a septuagésima edição da Audimetria Semanal!

RTP1

Sub 20 Audimetria Semanal (70)

Sabemos que, em alguns casos, existe uma ideia formado de que o futebol de qualidade apenas ocorre nas quatro linhas da seleção A, no entanto, e na última quarta-feira, a seleção nacional de Sub-20 provou que essa realidade não corresponde à verdade. Assim, a partida entre Portugal e a França, que terminou com um resultado de 2 a 0, levou a que a estação pública conseguisse ser competitiva num horário que tende a fraquejar normalmente. A partir das 22 horas e 52 minutos do dia 17 de agosto, o primeiro canal contribuiu para um péssimo resultado de Sedução e Araguaia, ao alcançar 8% de audiência média e 26,9% de share. Na concorrência, a estação de Queluz de Baixo acabou por descer aos 5% de rating e 20,4% de share, e a de Carnaxide aos 4,5% de rating e 16,5% de share.

Mais? A RTP1 nesse dia conseguiu ser a generalista mais vista do dia, com uma vantagem de 1,4% de share sobre o canal da Media Capital. Mesmo tendo sido apenas uma “agulha no palheiro”, ou seja, um jogo de futebol, fez toda a diferença num horário em que as derrotas se sucedem na estação pública.

Segundo Hugo Andrade, existem esforços para se apostar numa programação mais competitiva a partir das 23h00. Veremos se as ideias se transformam não só em ações, como em números.

RTP2

Nikita Audimetria Semanal (70)

Estreou há pouco mais de duas semanas, e o resultado foi positivo. Apesar de Nikita ter alcançado valores considerados “normais” na RTP1, para a realidade da RTP2, as audiências foram razoáveis. No dia de despedida da série da CW, estação de televisão norte-americana, esta produção alcançou no último episódio 1,9% de audiência média e 12,3% de share. Para além disso, por pouco não se tornou no programa mais visto do segundo canal, na medida que o noticiário Hoje se ficou pelos 2,2% de rating.

Com os mais novos de férias e, tal como já referido, com a fraca oferta da RTP1, SIC e TVI a partir da hora de almoço, muitos são os telespetadores que não só se sintonizam nos canais temáticos, como passam a acompanhar a RTP2. A solução está claro em oferecer algo diferente do que telenovelas, produtos televisivos que já existem em demasia. Nikita seguiu assim o exemplo de Vampire Diaries, série que a antecedeu no horário das 14:00 do segundo canal, colocando uma questão importante: não serão mais adequadas as produções da CW para a RTP2 do que para a RTP1?

Apesar de tudo se resumir a uma questão de budget, talvez o segundo canal ficasse a ganhar em lançar a segunda temporada de Diário dos Vampiros em horário nobre, em alternância com o já conhecido Sobrenatural. Com uma boa promoção nas duas estações do Estado, talvez o resultado fosse positivo.

SIC

É verdade que Ana Marques e Júlia Pinheiro nem sempre conseguem alcançar os mínimos exigidos nas manhãs da SIC. Com um árduo trabalho ainda pela frente, a ex-apresentadora de Peso Pesado necessita que o mês de setembro comece rápido, pois os shares de Querida Júlia não estão a ser razoáveis. Aliás, no dia de ontem, o talk-show do terceiro canal bateu nos 12,6% de share, contra os 27,5% de Você na TV! e 22,3% de Verão Total.

O caso de Boa Tarde é diferente. Apesar de ter começado com algumas dificuldades, as mudanças que o programa sofreu há alguns meses, parecem terem surtido efeito. Mesmo estando Conceição Lino de férias, o que por sinal já é de estranhar para os telespetadores, Ana Marques tem conseguido segurar os resultados, levando o talk-show a ficar à frente da RTP1 e TVI. Por exemplo, na quarta-feira, Boa Tarde atingiu os 2,8% de audiência média e 20,1% de share. No mesmo horário, Fátima Lopes não entrou para o top dos 10 programas mais vistos da TVI desse dia, nem a equipa de Verão Total para o ranking da RTP1.

Com temas mais leves, e com três horas de emissão, será que os portugueses estão surpreendidos com Boa Tarde, ou com a prestação de Ana Marques? O regresso de Conceição Lino será positivo para o programa? Considero que sim, mas tenho perfeita noção de que Ana Marques se enquadra mais em Boa Tarde, do que propriamente como co-apresentadora de Querida Júlia.

TVI


E se à tarde, a estação de Carnaxide dá cartas nas audiências, nas manhãs é o canal da Media Capital a lucrar com o trabalho de Manuel Luís Goucha. Com ou sem a polémica do divórcio de Cristina Ferreira, Você na TV! tem vindo a solidificar os seus resultados. Mesmo com valores mais baixos e instáveis, o apresentador da estação de Queluz de Baixo não só tem aguentado com as férias dos mais novos, como igualmente com a nova jornada de Verão Total e de Querida Júlia.

Tal como já referido anteriormente, Você na TV! não sofreu com a estreia do formato de Júlia Pinheiro, continuando os telespetadores fiéis ao talk-show da TVI. Por outro lado, prevejo ainda que em setembro, quando Cristina Ferreira regressar aos ecrãs, por diferentes motivos, os portugueses não queiram perder as primeiras emissões do programa das manhãs da estação de Queluz de Baixo.

Veremos então o que o próximo mês reservará à televisão portuguesa, e quais os impactos do regresso à escola dos mais jovens. Afinal, as férias do verão, tal como as da páscoa e natal, representam pouco mais que um quarto de um ano.

O restante tempo corresponde à verdade “luta” televisiva!

Número da semana

14,3%

Foi a audiência média alcançada pela partida de futebol entre o Twente e o Sport Lisboa e Benfica, no play-off de acesso à Liga dos Campeões, na última terça-feira.

Até para a semana!


Siga-me:
Redactor.