fbpx

Audimetria Semanal (68)

A Televisão
7 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (68)Segunda semana de agosto, regresso da Liga de Futebol Profissional aos ecrãs, Supertaça Cândido de Oliveira, jogos particulares da seleção nacional A e da seleção sub-21 e ainda da seleção sub-20 a contar para os oitavos de final do mundial deste escalão. Muito futebol para uma semana só, onde também há que destacar a estreia de Canta Comigo na TVI, bem como o crescimento da Volta a Portugal.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à sexagésima oitava edição da Audimetria Semanal!

RTP 1


Foram quatro as partidas de futebol que a televisão pública. Destas, apenas duas tiveram maior destaque. O jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que opôs o Futebol Clube do Porto ao Vitória de Guimarães, por ser o arranque oficial das competições nacionais e o jogo particular da seleção nacional A contra o Luxemburgo. Se, por um lado achei que o primeiro teve um resultado abaixo das minhas expetativas, afinal de contas ficou-se pelos 11.4% de audiência média e 31.8% de quota de mercado média, o que poderá estar relacionado com o facto de ser Agosto e haver muito menos consumo televisivo, o segundo conseguiu um bom número. 12.8% de rating e 36.4% de share para uma partida da seleção nacional, a uma quarta-feira e que não passou de um amigável parece-me muito bom, até tendo em conta a época do ano em que estamos. Já os resultados alcançados pelas outras duas partidas foram, como seria de esperar, menos expressivos, mas, pelo menos ajudaram a equilibrar as contas da RTP, que conseguiu, nesse dia, ficar à frente da SIC e TVI.

De destacar ainda a Volta a Portugal em Bicicleta que continua com bons números e a fazer estragos na concorrência, que, como se não bastasse ter uma luta árdua com o universo Cabo e IPTV, vê agora boa parte do seu público “migrar” para a RTP.

RTP 2

5 Para A Meia Noite 2011 Audimetria Semanal (68)

No segundo canal do estado, destaque para o excelente número alcançado por Pedro Fernandes na passada quinta-feira com o seu segundo 5 Para a Meia-Noite desta série, que conquistou, imagine-se, 13% de quota de mercado média, o melhor resultado desta temporada e um dos melhores de sempre do 5. Em contraponto, as terças-feiras continuam a ser o “calcanhar de Aquiles” do talk-show, e nem mesmo com Luís Filipe Borges conseguem manter os números. Na última terça-feira o programa ficou-se pelos 7.3% de share. Já na sexta-feira, e para minha surpresa, o programa não conseguiu figurar no top 10 dos mais vistos da RTP2. Com o “boinas” isto nunca aconteceria…

Há ainda que ter em conta os números que a série Nikita tem feito, sempre perto dos 7% de quota de mercado média e muito acima dos resultados médios da RTP 2.

SIC


Destaque inevitável para a estreia de Chamar a Música aos domingos, que, mesmo contra alguns minutos do jogo a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira conseguiu ficar em segundo lugar do dia e muito à frente de Canta Comigo. A aposta no formato está a conseguir manter a fasquia elevada nas noites de domingos.

Sinal mais para o Jornal da Noite que, com a aposta em reportagens já exibidas consegue ficar, quase sempre no segundo ou até no primeiro lugar do horário e para Laços de Sangue, que, mesmo a defrontar alguns minutos das partidas da seleção nacional e do Benfica conseguiu manter a média a que nos tem habituado.

Já o destaque negativo vai para Querida Júlia e Boa Tarde que continuam quase que a não existir. Principalmente o primeiro que tarda em afirmar-se e raramente surge no top 10 de Carnaxide e para o segundo que continua a perder no confronto direto com A Tarde é Sua, da TVI.

TVI


O Campeonato Nacional regressou ontem e com ele a glória voltou a horário nobre da TVI. 15.2% de audiência média e 45.6% de quota de mercado média foi quanto o jogo do Benfica conquistou para a estação de Queluz de Baixo. Um número que muitas vezes não é alcançável durante o inverno, quando há maior consumo televisivo, mas que ontem, e a meio de Agosto, deu do que falar. Se dúvidas José Fragoso e companhia tivessem, elas estão mais do que esclarecidas.

Também Anjo Meu continua a marcar pontos e, esta semana, venceu por quatro vezes a concorrência de Laços de Sangue, sendo que na quinta-feira conquistou um share médio de 36.7%, o que já não se via há muito tempo para os lados da TVI. No ponto oposto, o Jornal das 8 continua fraco, quando comparado com a concorrência, ficando por diversas vezes em terceiro lugar. Há muito trabalho pela frente, Judite Sousa e José Alberto Carvalho…

De realçar ainda a estreia da grande aposta de verão da TVI. Com pouco mais de 700 mil telespetadores em média, Canta Comigo começa já a preocupar para os lados de Queluz de Baixo. Uma Rita Pereira prejudicada pelos problemas de sons, um programa com poucas mostras de talento, um júri descoordenado e a derrota para a concorrência, que valeu ainda um dos piores resultados do ano ao canal. Vamos ver como corre amanhã.

Número da semana

Capturar Audimetria Semanal (68)

18.8%

Foi a média alcançada pela TVI no passado domingo, um dia bastante negro para o canal. Com apenas três dos dez programas mais vistos a ficarem acima dos 20% de quota de mercado média, o número podia ter sido ainda mais catastrófico para José Fragoso e companhia. É caso para dizer, vem daí, Secret Story! E urgentemente!

E assim se despede mais uma Audimetria Semanal, esta semana, excecionalmente, com Tiago Henriques.

Até para  a semana!

Siga-me:
Redactor.