fbpx
Audimetria Semanal

Audimetria Semanal (64)

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (64)

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (64)

Os últimos dias foram marcados pela estreia de MasterChef, no primeiro canal, e igualmente por algumas surpresas na tabela dos mais vistos das restantes estações de televisão em análise. Assim, e para além do novo programa da RTP1, é de destacar os resultados de National Geographic na RTP2, as vitórias de Peso Pesado na SIC, e a liderança de Você na TV! na TVI. Apesar disso, nem todos os conteúdos televisivos referidos se incluem nas figuras centrais da Audimetria Semanal deste sábado.

Fique a saber tudo… agora!

Seja bem-vindo à edição número 64 da rubrica de audiências d’A Televisão!

RTP1

Masterchef Logo Audimetria Semanal (64)

Faz parte dos grandes destaques da semana que passou. A estação pública estreou um programa que já havia marcado pontos na televisão por cabo. Seguindo esse “feedback”, a direção de programas não hesitou, e lançou Sílvia Alberto na descoberta dos melhores cozinheiros portugueses. O resultado foi visto no último sábado, quando os vários concorrentes procuraram cair nas graças dos três jurados de MasterChef.

Assim, e em números, o novo programa do primeiro canal atingiu os 8,3% de rating e os 26,1% de share, ocupando a quarta posição na tabela dos cinco mais vistos de sábado. Apesar de não ter vencido a novela da TVI, MasterChef conseguiu ficar à frente de Tás Aqui Tás Apanhado, dando uma espécie de garantia de manter os resultados na próxima semana.

A meu ver, Sílvia Alberto cativou os telespetadores nacionais para que estes acompanhassem o concurso da estação pública no dia 16 de julho, contudo questiono se isso não acontecer. Depois de Projeto Moda, será possível que o primeiro canal tenha investido num sucesso mundial, e que este passe despercebido no nosso país? Se isso acontecer, algo deve ser reformulado…

Resta aguardar e ver o que acontece.

RTP2

Sociedadecivil Audimetria Semanal (64)

Já está na grelha do segundo canal há vários anos, sendo comandado por Fernanda Freitas desde a sua saída da estação de Carnaxide. Apesar desta longevidade, a verdade é que Sociedade Civil não tem conseguido impor-se, ainda por mais sabendo que trata de assuntos bastante semelhantes aos dos talk-shows da concorrência. Assim, estes valores espelham o quê: o desconhecimento dos telespetadores nacionais, ou a falta de promoção do segundo canal?

Apesar de o programa da RTP2 debater temas mais específicos, com indivíduos que têm conhecimentos nas mais variadas áreas, A Tarde É Sua ou Boa Tarde, por exemplo, tendem a fazer exatamente o mesmo. A única diferença baseia-se no fato de estes dois talk-shows serem transmitidos por duas estações privadas.

Finanças, acidentes em casa, direitos dos consumidores ou dicas ambientais, são temas tratados nas quatro estações televisivas, contudo no segundo canal estes tendem a passar muitas vezes despercebidos. Raramente Sociedade Civil aparece no top dos dez programas mais vistos da RTP2, e mesmo sendo transmitido num horário onde o público não está tão concentrado em frente ao televisor, os números continuam a ser-me estranhos. É pena, pois Sociedade Civil é de facto um programa de interesse público e de serviço público.

SIC

Csi Ny Audimetria Semanal (64)

E porque as madrugadas também são de competição entre as estações de televisão nacionais, as da SIC não foram esquecidas. Foi na última terça-feira que as séries do canal de Pinto Balsemão atingiram valores bastante satisfatórios. Se o episódio de CSI: Nova Iorque alcançou os 3,8% de audiência média e os 31,7% de share, o de Investigação Criminal aproveitou o lead-in e chegou aos 2,6% de rating e 34,6% de share. Sabendo que o público tende a migrar para o cabo a partir das 23h00, é positivo para a estação de Carnaxide que estas duas séries, mesmo repetidas, alcancem valores consideráveis.

Por outro lado, não é de esquecer que ambos os episódios referidos conseguiram uma audiência média superior à de Boa Tarde ou de Querida Júlia, talk-shows exibidos em day-time.

É caso para dizer que o terceiro canal tenta assim estender, minimamente, o seu horário nobre, ao contrário do da RTP1, que tende a terminar imediatamente após a emissão de Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão.

TVI

Festa Dos Tabuleiros Tvi Audimetria Semanal (64)

A aposta da estação de Queluz de Baixo na Festa dos Tabuleiros, evento que tem captado a atenção de milhares de portugueses desde há vários anos, correu bem. Cristina Ferreira, acompanhada de Nuno Eiró, conseguiu colar os telespetadores nacionais aos ecrãs da TVI, levando a que a emissão alcançasse os 7,1% de audiência média e 32,8% de share. Ora, a vitória do canal da Media Capital foi evidente, e nem as críticas em relação à forma como o programa foi estruturado, fizeram desmotivar a direção de programas do mesmo. Assim, o Festival Medieval de Óbidos é o próximo local no qual a equipa TVI marcará presença, estando assim prometida uma tarde de muita animação e música popular.

Sabendo que a RTP1 tende igualmente a promover as tradições nacionais, cabe agora à TVI ajudar nessa árdua tarefa. Os custos de produção não são tão elevados, os telespetadores recebem em casa uma programação diferente, e os resultados tendem a ser superiores.

Mais motivos para se diversificar?

Estas foram as minhas escolhas para a semana que passou… e as suas, direccionam-se para que conteúdos televisivos?

Diga de sua justiça através dos comentários no site, ou no fórum d’A Televisão.

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

4 Comentários

Clique aqui para comentar

ATV News