fbpx

Audimetria Semanal – 45ª Edição

A Televisão
8 min leitura

Alt

Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma grande noite no Televisão-Opinião. A “Audimetria Semanal” está em linha!

Resumo semanal

A semana que passou foi marcada por futebol, muito futebol. Os jogos que colocaram as equipas nacionais no relvado em Portugal e no estrangeiro prometem marcar presença no Minuto Mais Visto da próxima “Audimetria Semanal”. Por outro lado, não esquecer que os últimos sete dias foram ainda marcados por prémios. A “Gala SPA” (Sociedade Portuguesa de Autores) tentou abrilhantar o horário nobre da RTP1, porém os resultados não surpreenderam: 4,9% de audiência média e 15,4% de share.

A subida da Sport TV no conjunto dos canais temáticos acabou por marcar o universo do Cabo na última semana. Consequência de tais resultados? A SIC Notícias não conseguiu manter-se no primeiro lugar nos mais vistos entre o Cabo.

Por fim, não esquecer que os noticiários da hora de almoço ficaram mais competitivos. Segundo os últimos valores, a diferença entre o “Primeiro Jornal” e a concorrência diminuiu, tendo este decréscimo sido motivo muito provavelmente pela rubrica de Hernâni Carvalho no “Companhia das Manhãs”.

Manhãs (10:00 -13:00)

Alt

Nem com a falta de voz de Manuel Luís Goucha esta semana, “Você na TV!” deixou de fazer-se ouvir. O talk-show das manhãs da TVI continuou na liderança, seguido por uma “Praça da Alegria” bastante competitiva. O programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo continuou a atingir bons resultados, com shares na ordem dos 30% em alguns dias da semana. Por fim, “Companhia das Manhãs” com a ajuda de Nuno Graciano conseguiu marcar presença no top dos 10 formatos mais vistos da SIC.
Curioso ainda é o seguinte facto: o espaço de comentário da autoria de Hernâni Carvalho, “Registo Criminal”, alcançou na última quinta-feira um resultado significativo. O especial da rubrica do “Companhia das Manhãs” registou 4,8% de rating e 30,2% de share.

 

Tardes (14:00 – 20:00)

Alt

A principal oscilação nas audiências ocorreu, a meu ver, com “Portugal no Coração”. O talk-show conduzido pela dupla João Baião e Tânia Ribas de Oliveira alcançou na última quinta-feira apenas 20,5% de share. Por outro lado, o formato das tardes da RTP não apareceu no top dos programas mais vistos do canal em alguns dias, tendo assim perdido para a concorrência.
Quanto a “Boa Tarde”, sem surpresas, e sem os mesmos telespectadores que”A Tarde É Sua”. Apesar desta constatação, é de salientar que o talk-show apresentado por Fátima Lopes obteve resultados mais baixos em comparação com as semanas anteriores. Na mesma situação esteve Leonor Poeiras, com o seu “Agora É Que Conta” a atingir shares na ordem dos 20%.

No horário das 19:00, de salientar a melhoria de resultados de “Escrito nas Estrelas”. A novela da estação de Carnaxide conseguiu shares mais competitivos nos primeiros dias da semana que passou. Por exemplo, na terça-feira, a produção da Globo atingiu os 8,8% de rating e 25,2% de share, acabando por ficar a apenas uma décima de audiência média de distância de “Morangos com Açúcar”. Apesar desta curta diferença, é importante não esquecer a vitória da série da TVI na quinta-feira contra Fernando Mendes. Mesmo tendo sido esporádica, é sempre mais uma peça para que os “Morangos” vinguem frente à RTP1 num horário tão importante.

 

Noite (21:00 – 00:00)

Alt

Desde terça-feira que “Não Há Crise” passou a ocupar o lugar de “Malucos do Riso”. Se se esperavam melhores resultados, então algo ficou por acontecer, pois o formato de apanhados continuou a caminhada que havia sendo desenvolvida pela sitcom da SIC. Por exemplo, na quarta-feira, “Não Há Crise” ficou-se pelos 6,4% de rating e 15,9 de share, uma autêntica porta aberta para o sucesso de “Espírito Indomável”. Nesse mesmo dia a novela da estação de Queluz de Baixo atingiu os 18,7% audiência média e ultrapassou os 46 pontos de share.

Por outro lado, e no início da semana, os portugueses continuaram alheios à qualidade de “Ficheiros Médicos”. O programa de informação da SIC não foi além dos 7,9% de rating e 18,9% de share.

É também importante não esquecer o duelo do último domingo. Independentemente da duração de ambos os formatos, a verdade é que “Portugal Tem Talento” foi o segundo programa mais visto do dia, mesmo não tendo sido antecedido por um noticiário vencedor (no domingo o “Jornal Nacional” atingiu os 14,3% de rating).

Por fim, de referir que “Passione” perdeu para “Sedução”, assim como “Laços de Sangue” para “Mar de Paixão”. “Quem Quer Ser Milionário” continuou a alcançar valores pouco satisfatórios, ao contrário de “Linha da Frente”, que esta semana alcançou os 11,9% de audiência média e os 28% de share.

 

Figura da semana

Alt

Júlio Magalhães

 

Apesar da sua demissão do cargo de director de informação da estação de Queluz de Baixo, é de salientar que os resultados do TVI 24 aumentaram durante o seu mandato. Por outras palavras, várias foram as vezes em que o canal informativo da Media Capital conseguiu ficar à frente da RTPN nos últimos tempos. Por exemplo, na semana que passou, os resultados foram bastante renhidos. Se num dia o TVI 24 vencia, no outro, a vitória passava para a RTPN. Apesar da SIC Notícias continuar à frente (com uma liderança no cabo por vezes arranhada pela Sport TV), é de assinalar que o canal informativo de Queluz de Baixo tem estado desde há algumas semanas a ganhar telespectadores. Com a chegada de José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e Alberto João Jardim, a informação do TVI 24 pode ainda ficar mais apelativa para os portugueses, acabando por provocar alguns efeitos nos resultados da RTPN. Veremos…

 

O número da semana

Alt

43,2%

… foi o share alcançado pela emissão de quinta-feira de “Bom dia Portugal”.

 

MMV – Minuto Mais Visto da Semana

Alt

O “Minuto Mais Visto” desta semana pertenceu a “Espírito Indomável”. A novela da estação de Queluz de Baixo atingiu os 20% de audiência média, pelas 21 horas e 58 minutos do dia 15 de Fevereiro. Em números relativos, quase um milhão e novecentos mil telespectadores estavam sintonizadas na TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a partida de futebol que colocava em duelo o Sevilha e o Futebol Clube do Porto. O jogo atingiu os 18,1% de rating às 21h46, no dia 17 de Fevereiro.

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.