fbpx

Audimetria Semanal – 43ª Edição

A Televisão
8 min leitura

Alt

Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da “Audimetria Semanal”!
Resumo Semanal

Na semana que passou a RTP1 transmitiu o jogo entre a selecção nacional e a Argentina. Os resultados não poderiam ter sido melhores, com a partida a atingir os 24,6% de audiência média e 53% de share, presumindo-se por isso que no próximo sábado o Minuto Mais Visto da semana pertença ao canal do Estado. Graças a este valor, e também pelas boas performances de programas como “A Praça da Alegria” ou “O Preço Certo”, a estação pública subiu aos 31,1% de share, liderando por completo a última quarta-feira.
Contudo, esta semana foi ainda marcada pela vitória dos canais por cabo frente às generalistas. Tal como noticiado no Televisão-Opinião os temáticos conseguiram destronar os canais abertos no último sábado, tendo igualmente atingido uma valor considerável no domingo: 26,4% de share.
De destacar por fim a “Grande Entrevista” desta quinta-feira. Com 12% de rating e 27,6% de share, o programa de informação de Judite de Sousa foi o terceiro programa mais visto do dia com a presença de Sofia Nunes de Oliveira.

 

Manhãs (10:00 – 13:00)

Alt

Os últimos sete dias não mostraram grandes diferenças nas manhãs das generalistas. A única mudança a assinalar foi o facto de “Você na TV!” não ter atingido os mesmo shares da semana passada. O programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuou na liderança mas com resultados menos “extremistas”. Com um share médio de 31%, “Você na TV!” ficou à frente da “Praça da Alegria”, que também registou bons valores esta semana, e de “Companhia das Manhãs”. De destacar o segundo-lugar do talk-show da SIC na última quarta-feira: 2,6% de rating e 23,8% de share.

Tardes (14:00 – 20:00)

Alt

O principal destaque desta semana vai para “Lua Vermelha”. A novela juvenil da estação de Carnaxide, transmitida durante cerca de meia-hora, conseguiu obter shares bastante satisfatórios. Por exemplo, na segunda-feira chegou aos 26,3%, e na quinta-feira aos 25,6%.
Em relação ao duelo entre “Ribeirão do Tempo” e “Alma Gémea” continuou indefinido. Os resultados obtidos pelas novelas não chegam para eleger um vencedor nato entre o início de tarde da RTP1 e da SIC. Apesar de “Alma Gémea” ter atingido os 30,8% de share no dia 10 de Fevereiro, nos últimas dias em análise as duas produções andaram praticamente “taco-a-taco”.

Ao nível de talk-shows, Fátima Lopes continuou na liderança, ao contrário de “Boa Tarde”, que nunca marcou presença no top dos 10 programas mais vistos de Carnaxide. Quanto a “Portugal no Coração” registou valores mais baixos, garantindo contudo ao primeiro canal resultados satisfatórios.

De destacar ainda dois problemas da TVI denominados “Agora É Que Conta” e a repetição de “Morangos com Açúcar”. Com o passar das semanas os resultados tendem a diminuir cada vez mais, prejudicando a média diária do canal da Media Capital. Nesta semana, por exemplo, o share do programa de Leonor Poeiras andou à volta dos 22%.
No lado oposto estão, mais uma vez, “Portugal em Directo” e “O Preço Certo”. Ambos os programas da RTP estiveram à altura e garantiram a liderança no horário das 18:00 às 20:00.

Por fim, “Ti Ti Ti” e “Escrito nas Estrelas” continuaram a não surpreender. As novelas da estação de Carnaxide ficaram-se pelo terceiro lugar no final de tarde da SIC.

 

Noite (21:00 – 00:00)

Alt
Em horário nobre, considero importante destacar a prestação de “Príncipes do Nada”. O programa conduzido por Catarina Furtado está longe de ser um flop televisivo, tendo em conta os últimos resultados. Apesar de o share por vezes não ser muito significativo, a audiência média é regular. Por exemplo, nesta terça-feira, “Príncipes do Nada” alcançou 9,5% de rating.
No lado oposto, e na estação pública, de referir os valores de “Portugueses Pelo Mundo”. Mesmo tendo noção da qualidade do programa, parece que os telespectadores não conseguem fixar-se no mesmo. Na última quinta-feira, “Portugueses Pelo Mundo” não foi além dos 3,2% de rating e 9,1% de share.

Na SIC, saliento os maus resultados de “Malucos do Riso”. De facto, a direcção de programas da estação de Carnaxide deve estar desejosa que a nova série “Família Mata” estreie. Na última quarta-feira, e apesar de na concorrência Portugal estar em jogo, “Malucos do Riso” ficou-se pelos 15,7% de share. Problemas? Muitos.

De resto, nada a apontar. “Espírito Indomável” continuou na liderança com ratings bastante satisfatórios. “Mar de Paixão” e “Laços de Sangue” alimentaram o duelo das noites das generalistas, com vantagem para a novela da TVI. “Sedução” venceu, mais uma vez, “Passione”.

Por fim, resta salientar a segunda emissão de “Portugal Tem Talento”. O programa conduzido por Bárbara Guimarães, tal como era de esperar, desceu nas audiências, tendo alcançado o segundo lugar dos programas mais vistos de domingo. 14,3% de rating e 35,4% de share foi o resultado obtido pelo concurso da SIC.

 

Figura da Semana

Alt
 

Leonor Poeiras

Nesta semana, escolher uma Figura é complicado. No entanto, a minha decisão recai sobre Leonor Poeiras. Tal como referido os resultados de “Agora É Que Conta” estão a provocar dores de cabeça em Queluz de Baixo, o que levou a que o concurso fosse arrastado na última quarta-feira para as 18:00. Com apenas uma hora de emissão, a TVI esqueceu a repetição de “Morangos com Açúcar” para aumentar os resultados do programa de Leonor Poeiras. Os resultados foram os mesmos, ou seja, um share na ordem dos 20%. Mudanças de horário ou não, a verdade é que “Agora É Que Conta” não está a encher as medidas à estação de Queluz de Baixo.

 

Número do dia

1,8%

Alt

Foi este o share obtido na última quinta-feira pelo TVI 24, que o elevou ao décimo canal mais visto do dia.

MMV – Minuto Mais Visto da Semana

Alt

 

O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho surpreendentemente pela TVI. O “Jornal Nacional” atingiu um resultado bastante positivo no último dia de Janeiro. 20,2% de audiência média e 45% de share foi o valor alcançado pelo noticiário de Queluz de Baixo.
Em segundo lugar neste campeonato ficou Bárbara Guimarães e o seu “Portugal Tem Talento”. O concurso da estação de Carnaxide obteve na sua última emissão 17,1% de rating e 47,7% de share às 23 horas e 14 minutos.

Siga-me:
Redactor.