fbpx

Audimetria Semanal – 20ª Edição

A Televisão
5 min leitura
Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Audimetria Semanal

Resumo da semana
Nesta semana, a RTP1 brilhou nas audiências. Com um day-time forte, composto por Volta a Portugal, Verão Total, Jornal da Tarde e também Futebol, a estação pública trepou nos números e por dois dias conseguiu ser o canal mais visto da televisão portuguesa, derrotando a liderança da TVI. A estação de Queluz ficou assim mais fragilizada, principalmente durante o dia, apesar de à noite as novelas contra-balançarem as contas finais com a sua habitual hegemonia.
Quanto à SIC, caiu irremediávelmente para terceiro com a subida em flecha da RTP1.
Estrela em ascensão
O Jornal da Tarde surpreendeu nos últimos dias. Por quatro vezes esta semana, o noticiário da hora do almoço da RTP1 foi mais visto do que o próprio Telejornal, emitido à hora de jantar. Na última quarta-feira, por exemplo, o resultado foi avassalador: 40% de share e 9,4 pontos percentuais de rating às 13 horas.
Assim fica mais uma vez evidenciada a força da informação da estação pública, ainda para mais quando é aliada a um bom lead-in, neste caso oferecido pelo programa Verão Total, emitido anteriormente ao informativo.

O pior da semana
Já esta semana escrevi sobre o vazio em que se tornaram as manhãs da SIC. A segunda semana de Liliana Campos à frente do Companhia das Manhãs continuou a não ser nada famosa também (e acima de tudo) nos números.
Na quinta-feira passada a dupla Liliana e Francisco apenas fez Companhia a pouco mais de 200 mil pessoas, resultando numa fatia de 16,3% em share. Isto no dia em que o programa conseguiu entrar no TOP dos 10 mais vistos do canal, logo dos melhores resultados certamente.
Números preocupantes para um talk-show diário que mancha a média diária da SIC.
Cartão vermelho nesta semana!

O melhor de cada canal
RTP1 – Volta a Portugal Na segunda semana no ar, a edição 2010 da Volta a Portugal continuou a traxer bons números à RTP1. Apesar do seu antecessor, Há Volta, perder para a concorrência, a prova propriamente dita consegue liderar nas duas horas em que está no ar no primeiro canal. Esta competição ajudou, sem dúvida, a melhorar as contas à RTP1 e a levá-la a liderança nalguns dias da última semana.
SIC – A Armadilha Também à tarde a SIC tem mostrado os melhores sinais de competitividade… E com um produto estrangeiro. A novela A Armadilha continua a surpreender à medida que se apróxima dos últimos capítulos. Na terça-feira conseguiu ser a novela da Globo mais vista na SIC, ficando mesmo à frente de Passione e de Caras & Bocas. No total, 6,2% de rating às duas da tarde, correspondendo a mais de 33% em share.
TVI – As Tardes da Júlia E apesar da pesada concorrência, quer da RTP1, quer da SIC, Cristina Ferreira tem conseguido aguentar bem o ‘barco’ de Júlia Pinheiro. Ainda na segunda-feira, e com uma folga da Volta a Portugal, o programa das tardes da TVI conseguiu afastar a concorrência de Vida Nova e Verão Total, batendo praticamente nos 30% de share.
Expectativas
A próxima semana espera-nos um ‘descer à Terra’ da RTP1. Com o final da Volta a Portugal, a estação pública não conseguirá manter os bons resultados durante a tarde, apesar de continuar forte na manhã e hora do almoço prometendo assim alguma luta à (única concorrente competitiva) TVI.
À noite, não deverão ocorrer grandes mudanças, com as novelas da 4 em alta e o Quem Quer Ser Milionário a também prometer bons números ao canal do estado.
Quanto à SIC, e durante a semana, o cenário é negro, conseguindo o canal de Carnaxide apenas subir à tona da água ao fim-de-semana como habitualmente.
Boa semana!
Siga-me:
Redactor.