fbpx

Audimetria Semanal – 17ª Edição

A Televisão
8 min leitura
Alt
Muito boa noite. Seja bem-vindo à Audimetria Semanal desta semana!
Resumo Semanal

A semana foi ganha pela TVI, mas não só. José Carlos Malato deu nas vistas com o seu Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão. No dia de ontem, o concurso da RTP1 venceu, pela primeira vez, Espírito Indomável. Será que ainda o vamos ver no primeiro lugar dos cinco programas mais vistos do dia?

Aqui Não Há Quem Viva continua a dar à SIC boas razões para continuar a apostar na série. Mesmo sendo uma repetição, e apesar de ser exibida por volta das 23:00, o que e certo é que em alguns dias desta semana, o programa mais visto da estação foi Aqui Não Há Quem Viva.

As vitórias das manhãs alternaram entre a RTP1 e a TVI. À tarde, As Tardes da Júlia perderam para as novelas brasileiras. Jornal Nacional deu nas vistas no início da semana.

Estrela em Ascenção

O Dia D da SIC foi um dia de vitória. A estação de Carnaxide obteve 28,9% de share. A TVI ficou-se pelos 24,3% e a RTP1 não foi além dos 19,6%. O especial dos filmes da Disney surtiu efeito, tendo levado ao terceiro canal alguma luz. Startrusk, O Meu Namorado e 101 Dálmatas, lideraram no horário em que foram exibidos. Ambos ultrapassaram os 32 pontos.
Quanto à ante-estreia de Toy Story 3, apesar de não ter vencido a concorrência, alcançou um bom resultado: 8,3% de audiência média e 27,6% de share.
De destacar ainda que o Jornal da Noite, no domingo, foi o noticiário mais visto do dia. O mesmo aconteceu com o Primeiro Jornal. Fama Show liderou igualmente no horário das 14:00, tendo “esmagado” Só Visto. É caso para se dizer que a estação de Carnaxide deve apostar em mais dias destes..

O pior da semana

José Figueiras faz o melhor que pode, mas Vida Nova não está a chegar aos portugueses. Na última sexta-feira o talk-show da SIC entrou para o top dos 10 programas mais vistos do canal, com 2,5% de rating e quase 20% de share.
E nos outros dias? A Armadilha está forte, mas nem com ela o talk-show ganha vida.
Não é justo atribuir-se as culpas a José Figueiras. O que faz sentido é questionar-se se vale a pena a SIC continuar a prolongar algo inevitável – alterar as tardes da estação. Se isso acontecer, para quê Figueiras dar a cara por um buraco do terceiro canal?
Não quero com isto dizer que o apresentador esteja mal. Muito pelo contrário. Só tenho curiosidade em saber se o bombeiro de Carnaxide será novamente aproveitado pela SIC em Setembro.

O melhor de cada canal

RTP1 – O Preço Certo Tem passado despercebido, mas o programa do final de tarde da RTP1 não está assim tão mal como se pensa. Apesar de já não vencer há algum tempo Morangos com Açúcar, e de Caras & Bocas se ter aproximado, o horário das 19:00 está mais competitivo. Vejamos os resultados da última quarta-feira: Morangos com Açúcar com 7,1% de rating e 30,5% de share, O Preço Certo com 6,5% de rating e 28,1% de share e Caras & Bocas com 5,5% de rating e 27,7% de share. Não quero com isto dizer que Fernando Mendes vai passar a liderar na próxima semana. O objectivo deste destaque é sim informar que a diferença entre os três produtos das sete da tarde não tem sido assim tão grande e que Fernando Mendes ainda continua a fazer rir muitos portugueses.

SIC – BBC Vida Selvagem O magazine da vida animal das manhãs de fim-de-semana de Carnaxide obteve, no último domingo, 7,8% de rating e 42,1% de share. No geral, foi o sétimo programa mais visto do dia, com uma audiência média superior a Achas Que Sabes Dançar?, Jornal Nacional, Telejornal, Camilo, O Presidente e Linha da Frente. Mesmo sabendo que BBC Vida Selvagem não costuma obter este pico, a verdade é que o mesmo merece ser destacado. E o mais curioso deste meu comentário, é que nem comparei o magazine da SIC com a concorrência do mesmo horário. Sei Cozinhar e 8º Dia, nem contaram para esta corrida. Mais uma prova de que o Dia D, foi um dia de vitória.

TVI – Jornal NacionalO noticiário das 20:00 da estação de Queluz de Baixo, saiu-se bem esta semana. Se, por exemplo, na quarta-feira liderou com 9,4% de audiência média e 29,3% de share, nos dias anteriores os valores que alcançou não foram muito diferentes. É um resultado positivo para a informação da TVI, que demonstra uma aproximação com o público português. Se as reportagens do canal da Media Capital costumam prender os portugueses ao ecrã, os noticiários nem por isso. No entanto, esta semana, isso não aconteceu. Júlio Magalhães esteve de parabéns!

Expectativas

Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão vai continuar a dar frutos ao primeiro canal. Aliás, o trio da RTP1, que dura das 19:00 até às 22:00, está a tornar-se muito forte.

Sobre a TVI, a reposição de O Prédio do Vasco poderá tornar-se benéfica para a estação. O facto de a partir da meia-noite ser exibida uma novela brasileira e de 5 para a Meia-Noite ainda não ter entrado no ar, acaba por puxar o público para o canal da Media Capital.

Por fim, a SIC poderá contar com um bom resultado do Alta Definição de hoje, e com um resultado satisfatório da final de Achas Que Sabes Dançar?. Não sei se o concurso de dança marcará presença no top dos 5 programas mais vistos do dia, devido ao facto da estação de Carnaxide querer “meter o Rossio na rua da Betesga”. Por outras palavras, não sei até que ponto o episódio de Camilo, O Presidente poderá prejudicar Achas Que Sabes Dançar?.

Por outro lado, o concurso terá como concorrência não só as novelas da TVI como a estreia de Projecto Moda na RTP1. Tal como se costuma dizer: “prognósticos só no final do jogo”.
Até para a semana!
Siga-me:
Redactor.