fbpx

Audimetria Semanal – 15ª Edição

A Televisão
7 min leitura
Alt
Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal. Aos sábados, já sabe onde encontrar os principais detalhes audiométricos dos últimos oito dias.

Resumo da semana

Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão ofereceu à RTP1 a estabilidade no horário nobre que lhe faltava. Apesar de o concurso de José Carlos Malato não resolver todos os males da estação pública a partir das 21:00, ajuda! A verdade é que o programa tem ficado à frente de Salve-se Quem Puder, que esta semana marcou uma vez presença no top dos cinco programas mais vistos do dia.
Quanto a Aqui Não Há Quem Viva conseguiu um feito inédito. Nos dias em que foi exibida, a série foi o programa com maior audiência da SIC. Curioso não?
Na TVI, não se registaram grandes alterações. A tourada de quinta-feira deu uma abébia à concorrência, que conseguiu subir no rating. As novelas mantiveram-se estáveis.

Estrela em Ascenção

Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão estreou bem. Sinceramente, já esperava. Numa altura do ano em que o calor aperta, o sono custa a chegar, a hora de jantar chega mais tarde, torna-se mais apetitosa a visualização de um concurso. Ainda por mais, quando este se trata de uma novidade! Apesar de todos nós já termos visto o Quem Quer Ser Milionário com Diogo Infante, Jorge Gabriel, Maria Elisa ou Carlos Cruz, este Alta Pressão deu a novidade suficiente para os portugueses ficarem colados ao ecrã. 8,4% de audiência média e 27,6% de share foi o resultado do novo programa de José Carlos Malato. Quem ficou em apuros foi Salve-se Quem Puder uma vez que, e apesar de ter alcançado os 20 pontos, ficou em terceiro lugar no horário das 21:00.

O Pior da Semana

É talvez injusto destacar Sentimentos da TVI como o pior da semana. O resultado do último capítulo da novela foi de10,4% de rating e 41,7% de share. Apesar de ter vencido a concorrência – Achas Que Sabes Dançar alcançou o resultado mais baixo desde a estreia -, é necessário ter em conta um aspecto essencial. Há quanto tempo é que não se assistia a uma audiência média tão baixa de um final de uma novela da estação de Queluz de Baixo? Onde estão os dois milhões de espectadores que marcavam presença em frente ao ecrã de Ninguém como Tu, A Outra, Flor do Mar, Feitiço de Amor? Obviamente que não estou a dizer que esperava que as audiências de Sentimentos no último episódio fossem aumentar brutalmente. Se isso não aconteceu durante a sua exibição, era impossível ocorrer no seu final. No entanto, não é por esta razão que nos devemos esquecer deste resultado tão fraco. Afinal, nem todas as novelas correm bem para os lados de Queluz de Baixo.

O melhor de cada canal

RTP – Apesar de não ser transmitido no primeiro canal, 5 Para a Meia-Noite tem de ser destacado. Os resultados desta terceira temporada têm sido bastante positivos, com shares acima dos 10%. Por exemplo, na segunda-feira, dia 28 de Junho, o programa da RTP2 obteve 1,7% de rating e 15 pontos. Na semana seguinte, dia 7 de Julho, o resultado foi de 1,5% de audiência e 11,9% de share. A equipa do programa está de parabéns! Será que a direcção de programas da estação pública não optará por transferir o late-show para o primeiro canal? Para mim não faz sentido, pois acho que 5 Para a Meia-Noite perderia toda a sua essência, mas nunca se sabe..

SICAlta Definição – Depois de uma transmissão irregular do magazine de Daniel Oliveira, Alta Definição recuperou no último sábado. Com 7,8% de rating e 34,9% de share, o programa não só venceu no horário em que foi exibido (Top + ficou-se pelos 5,8% de rating e 28,2% de share e Portugal de Olhos em Bico nos 3,0% de audiência média e 15,8% de share), como conseguiu ser o mais visto da SIC do dia, ficando por isso à frente das ofertas da estação para o horário nobre (Salve-se Quem Puder, Camilo, O Presidente). Motivos suficientes para repensar o horário de Alta Definição?

TVIAs Tardes da Júlia – O talk-show das tardes da estação de Queluz de Baixo Altvai de vento em poupa. Por exemplo, na quarta-feira, Júlia Pinheiro conseguiu ascender aos 4% de rating e 28,4% de share. Apesar de na concorrência, as coisas não correrem pela melhor, a apresentadora do canal da Media Capital tem visto o seu programa como o preferido dos portugueses das 14:00. Até as novelas, que no passado conseguiam ultrapassar As Tardes da Júlia, estão agora em segundo e terceiro lugares. A apresentadora está de parabéns!

Expectativas

Amanhã, a final do Mundial na RTP1 prenderá de certeza os telespectadores ao ecrã. Apesar de Portugal já não estar em prova, todos vão querer saber qual o vencedor do campeonato do Mundo, e se o polvo Paul estava certo sobre a vitória de Espanha.
Lua Vermelha passará, a partir desta semana, a ser exibida logo após o Jornal da Noite. Numa tentativa de fortificar o horário nobre da SIC, não sei se esta aposta poderá ajudar a estação de Carnaxide. Talvez sim, talvez não.
Quanto à TVI, novelas a liderar. As Tardes da Júlia irão solidificar a sua liderança. Você na TV! poderá ressentir-se com a estreia de Verão Total.

Até para a semana!
Siga-me:
Redactor.