fbpx
Audimetria Semanal

Audimetria Semanal – 14ª Edição

AltBoa noite. Já são 14 as edições da rubrica que o acompanha aos sábados, pelas 21:00, no Televisão-Opinião e TV Universo! Seja bem-vindo a mais uma Audimetria Semanal.

Resumo semanal

A SIC lucrou com o último jogo do Mundial. O Argentina – México chegou aos 13,1% de rating e 43,1% de share, tendo ajudado a estação de Carnaxide a alcançar os 30 pontos de domingo. Infelizmente para o terceiro canal dias não são dias e, como tal, acabou por, durante a semana, ter caído ao terceiro e quarto lugares várias vezes.
Na terça-feira, com jogo de Portugal, a RTP1 ultrapassou os 37% de share. A concorrência ficou a léguas de distância. Enquanto a TVI não foi além dos 23,3%, a SIC ficou-se pelos 15,4%. Nos restantes dias, a estação públiica e o canal da Media Capital foram alterando as posições (primeiro e segundo lugares).

Estrela em Ascenção

Mais uma vez é necessário destacar os jogos de Portugal no campeonato do Mundo. Como era de esperar, a partida entre a selecção portuguesa e a espanhola foi o programa mais visto de terça-feira, tendo contribuído largamente para a vitória da RTP1 nesse dia. Com 29,1% de audiência média e 75,9% de share, o jogo esmagou, como era previsível, a concorrência. Tanto o Jornal da Noite como o Jornal Nacional não chegaram aos 10 pontos. Por outro lado, a partida teve repercussões no resultado de Espírito Indomável, que não passou nesse dia os 30% share. Quanto a Salve-se Quem Puder, também foi afectado (14,9%).

O pior da semana

Não é um programa, mas um canal. O seu resultado apenas vem espelAlthar o que se tem vindo a debater neste blog. Se há um ano, a SIC estava preparada para enfrentar a concorrência no horário nobre com uma oferta competitiva – Salve-se Quem Puder, Cenas do Casamento e Viver a Vida -, actualmente isso não acontece. E daí o resultado na terça-feira da estação de Carnaxide ter sido incrivelmente baixo – 15,4%. Em cem pessoas, na terça-feira, em média, 15 viram a SIC. Para uma estação comercial, estes números não foram nada positivos. Quais serão afinal as medidas de Nuno Santos para os combater?

O melhor de cada canal

RTP1Linda da FrenteViver na Escuridão foi a aposta da RTP1 no horário pós-Telejornal da última quarta-feira. Apesar de se tratar de uma reposição deste espaço de reportagem, a direcção de programas da estação públicas decidiu, e tendo por base o Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu que lhe foi atribuído, proporcionar aos telespectadores uma nova oportunidade de a reverem. Os resultados não podiam ter sido mais satisfatórios. Linha da Frente foi o quinto programa mais visto do dia com 8,7% de rating e 26,9% de share, tendo liderado no período em que foi transmitida.

SICManhãs – É verdade. Nunca pensei destacar o horário diurno da estação de Carnaxide. No entanto, e tal como Rita Ferro Rodrigues referiu numa entrevista, Companhia das Manhãs tem vindo a alcançar um share razoável – entre os 20 e os 22%. Por outro lado, tem sido constante o lugar que tem ocupado no top dos dez programas mais vistos do terceiro canal. Talvez a ajuda de Mundo de Patty tenha contribuído para tais resultados. Talvez o facto de não Companhia das Manhãs já não ter de começar com uma herança tão baixa, faça com que o talk-show se torne mais competitivo. Talvez, talvez.. Hipóteses à parte, existe uma certeza – as manhãs do terceiro canal estão vivas!

TVI – Seleccionar um programa da estação de Queluz de Baixo esta semana é complicado. AltNão considero que a TVI tenha estado excelente em todos os seus horários. Daí a minha escolha recair ou em Morangos com Açúcar, ou Sentimentos. Uma vez que na semana passada destaquei a série das 19:00 do canal da Media Capital, neste sábado saliento a boa perfomance de Sentimentos. Apesar de, e tal como já referi, esta produção ter ficado muito longe, em termos de resultados, de outras novelas, nos últimos capítulos tem oferecido bons shares à TVI. Por exemplo, na sexta-feira, Sentimentos passou os 40 pontos. Domingo, a novela de Tozé Martinho despede-se dos portugueses e promete não desiludir.

Expectativas

Com as emoções do Mundial a chegarem ao fim, as audiências dos jogos sem a participação da selecção portuguesa tendem a subir. Daí que, nos próximos oito dias, a RTP1 venha a lucrar com os mesmos.
Na SIC, a incógnita está no ar. “Como serão as tardes do canal?”, é a pergunta que neste momento está na boca dos portugueses. A verdade é que Fátima Lopes era uma peça fundamental para a estação de Carnaxide. Destaco ainda Achas Que Sabes Dançar que, a cada domingo que passa, tem vindo aos poucos e poucos a ganhar terreno..
A TVI, provavelmente beneficiará com a ausência de Fátima Lopes na SIC. As Tardes da Júlia deverão subir ainda mais. As novelas continuarão no topo. Sentimentos surpreenderá amanhã.

Até para a semana!
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News