fbpx
Audiências à Lupa

Audiências à Lupa | Especial Futebol: agosto de 2013

Audiênciasàlupa Destaque Audiências À Lupa | Especial Futebol: Agosto De 2013

Audiênciasàlupa_Destaque

Depois de analisada a evolução dos canais em sinal aberto no mês de agosto, é agora chegada a vez de estrearmos uma rubrica especial deste Audiências à Lupa. Mensalmente, iremos fazer uma análise daquelas que foram as partidas de futebol emitidas em sinal aberto em Audiências à Lupa | Especial Futebol.

Numa altura em que a Primeira Liga já não é emitida pelas generalistas, surgindo apenas no Cabo, é importante perceber se o futebol ainda tem o impacto de outrora nas audiências da televisão portuguesa. Em agosto foram exibidas dez partidas em sinal aberto (sete na RTP1, uma na SIC e três na TVI), na sua maioria jogos de preparação para a época desportiva 2013/2014.

Na RTP foi exibido o tradicional torneio de pré-época do Guadiana, com três jogos com as equipas do Sporting, do Sporting de Braga e do West Ham. Em média, os três jogos colaram mais de 750 mil telespetadores ao ecrã da televisão estatal, fazendo uma média de 17,3% de quota de mercado. Também na televisão estatal foi exibido o primeiro jogo oficial da temporada, a Supertaça Cândido Oliveira, com mais de um milhão de espectadores e 28,4% de share.

Por sua vez, a seleção portuguesa efectuou um jogo particular, tendo obtido uma média de mais de um milhão e 300 mil telespetadores. A seleção sub-21 defrontou a Suíça num jogo particular, com uma audiência média de 484.000 e 19,6% de share.

Quanto à SIC apenas exibiu o jogo de pré-época entre o Sporting e a Fiorentina, referente ao Troféu dos Cinco Violinos, que arrecadou 976.500 espetadores e 25,2% de share. Já a TVI, transmitiu o play-off de acesso à Liga dos Campeões entre o Paços de Ferreira e o Zenit, em duas mãos que obteve mais de 850 mil espetadores em média e 27,7% de quota de mercado. A Supertaça Europeia que pôs Bayern de Munique frente ao Chelsea teve um milhão e 300 mil espetadores e 33,2% de share, conforme pode ver no quadro resumo apresentado abaixo.

Audiencias Futebol_Agosto Corrigida

Fazendo um balanço geral nas audiências dos jogos, os que captaram maior audiência foram os jogos da seleção principal, mas também o jogo da Supertaça Europeia. Efetivamente os portugueses mostram o interesse que sempre demonstraram para com a seleção portuguesa, mas também manifestam cada vez mais interesse por assistir aos jogos dos grandes tubarões europeus, como foi o jogo que deu a Supertaça Europeia ao Bayern.

Se analisarmos do ponto de vista dos canais, é claro que a RTP e a TVI se mostram como sendo as generalistas que melhor apostaram neste campo, já que têm, respetivamente, os jogos da seleção e a Liga dos Campeões. Contudo, ainda será cedo para dar como perdida a luta por parte de Carnaxide, já que caso as equipas portuguesas se vejam arredadas da Liga dos Campeões, subitamente, a Liga Europa passará a ter um interesse redobrado, algo que já aconteceu no passado.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News