Audiências à Lupa: fevereiro de 2014

4 min leitura

Audiências à Lupa

Embora com um interregno desde a última publicação do Audiências à Lupa, vamos agora recuperar o tempo perdido e não deixemos de analisar as audiências de fevereiro, seguindo-se os restantes meses até concluirmos a análise do primeiro semestre de 2014, que se espera de forma mais célere.

Vejamos então, qual foi o comportamento das generalistas e do cabo nacional no mês mais curto do ano.

Podemos observar que se mantêm as posições relativas das generalistas, bem como do Cabo, sendo porém importante realçar que houve algumas «ultrapassagens» quer a nível da liderança da TVI, quer da RTP a assumir o segundo lugar nas preferências dos expectadores nacionais, em detrimento da SIC.

Isto tem a ver essencial, e obviamente, com as apostas das generalistas, que continuam a fazer das suas. A TVI com um daytime muitíssimo forte, e com um horário nobre que perde para a SIC com frequência. Por sua vez, Carnaxide consegue alcançar a liderança na ficção de horário nobre, tendo, no entanto, com frequência resultados desastrosos aos fins de semana. O mesmo acontece com a RTP1, que é mais forte nos dias úteis, mas que se mantém quase sempre na última posição do pódio nacional. O Cabo esse continua distante, assim como a RTP2, naturalmente em extremos opostos do gráfico.

Vejamos, então, como se comportaram ambos aos sábados e domingos.

Confirmamos a nossa expectativa e que aquilo que vem sendo hábito. Ou seja, o Cabo é dono e senhor dos fins de semana, mas também a TVI o é, com particular ênfase aos domingos, já que lidera no daytimeSomos Portugal – e nas noites de domingo com os seus formatos de grande entretenimento – A Tua Cara Não Me É Estranha.

Curiosamente é também aos fins de semana que, esporadicamente a RTP1 consegue suplantar a SIC, essencialmente aos sábados e devido ao Chefs’ Academy que foi emitido no horário nobre da estação pública.

Embora se venha assistindo a um ligeiro mudar de hábitos, a verdade é que este nunca é efetivamente capitalizado, já que é inconstante e basta a TVI apostar nos seus grandes formatos que acaba por bater a concorrência.

Vejamos os números do mês de fevereiro.

Tal como já foi referido vemos que tanto a RTP1 como a SIC são mais fortes durante os dias úteis, enquanto a TVI e o Cabo são particularmente mais fortes aos fins de semana. Isso tem a ver com os próprios formatos apresentados. Se por um lado aos sábados e domingos os portugueses procuram diversidade no Cabo, também não é menos verdade que a TVI apresenta os formatos de entretenimento que mais cativam os espectadores, facilitando, portanto estes resultados, aliado a um bom daytime.

Importa ainda salientar que a TVI é a mais constantes, se olharmos para a amplitude audimétrica, enquanto as restantes estações variam bastante ao longo dos dias e, particularmente, no mês de fevereiro.

Regresse daqui a pouco para ler o Audiências à Lupa dos restantes meses do primeiro semestre.

Redatora e cronista
Exit mobile version