Audiências à Lupa

Audiências à Lupa: fevereiro de 2014

Audiências à Lupa

Embora com um interregno desde a última publicação do Audiências à Lupa, vamos agora recuperar o tempo perdido e não deixemos de analisar as audiências de fevereiro, seguindo-se os restantes meses até concluirmos a análise do primeiro semestre de 2014, que se espera de forma mais célere.

Vejamos então, qual foi o comportamento das generalistas e do cabo nacional no mês mais curto do ano.

FEVEREIRO 1

Podemos observar que se mantêm as posições relativas das generalistas, bem como do Cabo, sendo porém importante realçar que houve algumas «ultrapassagens» quer a nível da liderança da TVI, quer da RTP a assumir o segundo lugar nas preferências dos expectadores nacionais, em detrimento da SIC.

Isto tem a ver essencial, e obviamente, com as apostas das generalistas, que continuam a fazer das suas. A TVI com um daytime muitíssimo forte, e com um horário nobre que perde para a SIC com frequência. Por sua vez, Carnaxide consegue alcançar a liderança na ficção de horário nobre, tendo, no entanto, com frequência resultados desastrosos aos fins de semana. O mesmo acontece com a RTP1, que é mais forte nos dias úteis, mas que se mantém quase sempre na última posição do pódio nacional. O Cabo esse continua distante, assim como a RTP2, naturalmente em extremos opostos do gráfico.

Vejamos, então, como se comportaram ambos aos sábados e domingos.

FEVEREIRO 2

Confirmamos a nossa expectativa e que aquilo que vem sendo hábito. Ou seja, o Cabo é dono e senhor dos fins de semana, mas também a TVI o é, com particular ênfase aos domingos, já que lidera no daytimeSomos Portugal – e nas noites de domingo com os seus formatos de grande entretenimento – A Tua Cara Não Me É Estranha.

Curiosamente é também aos fins de semana que, esporadicamente a RTP1 consegue suplantar a SIC, essencialmente aos sábados e devido ao Chefs’ Academy que foi emitido no horário nobre da estação pública.

Embora se venha assistindo a um ligeiro mudar de hábitos, a verdade é que este nunca é efetivamente capitalizado, já que é inconstante e basta a TVI apostar nos seus grandes formatos que acaba por bater a concorrência.

Vejamos os números do mês de fevereiro.

fevereiro quadro

Tal como já foi referido vemos que tanto a RTP1 como a SIC são mais fortes durante os dias úteis, enquanto a TVI e o Cabo são particularmente mais fortes aos fins de semana. Isso tem a ver com os próprios formatos apresentados. Se por um lado aos sábados e domingos os portugueses procuram diversidade no Cabo, também não é menos verdade que a TVI apresenta os formatos de entretenimento que mais cativam os espectadores, facilitando, portanto estes resultados, aliado a um bom daytime.

Importa ainda salientar que a TVI é a mais constantes, se olharmos para a amplitude audimétrica, enquanto as restantes estações variam bastante ao longo dos dias e, particularmente, no mês de fevereiro.

Regresse daqui a pouco para ler o Audiências à Lupa dos restantes meses do primeiro semestre.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News