Audiências à Lupa

Audiências à Lupa: agosto 2013

Audiências à Lupa

O mês mais quente do ano e, por conseguinte, com menor consumo televisivo chegou ao fim e o Audiências à Lupa traz-lhe a análise de agosto. Será que houve novidades? Bem, vamos ao que interessa então.

AGOSTO_1

Podemos observar que as privadas estão próximas, por força, essencialmente, do crescimento da ficção da SIC e pela quebra no horário nobre da TVI. É certo que não havia nenhum formato forte por parte de Queluz de Baixo, pelo que na luta ficção vs. ficção levou a melhor Dancin’ Days e Avenida Brasil. É indiscutível que a ficção de Carnaxide tem vindo a ganhar peso na televisão nacional, em detrimento da da TVI, o que leva a uma luta mais renhida na média diária, embora não tão renhida quanto poderia ser se o daytime da SIC acompanhasse… de alguma forma, esta tendência de crescimento. Indiscutivelmente, também, não acontece.

Veja-se também a instabilidade da RTP1, que regista contudo valores substancialmente inferiores face às duas privadas. A estabilidade reina, por sua vez, nas audiências da RTP2. Igualmente o Cabo segue uma tendência de crescimento, como seria de esperar, e vem sendo hábito nos períodos de férias e épocas especiais do ano.

Apesar disso, é visível que existem oscilações aos dias da semana e aos sábados e domingos, períodos em que reinam os grandes formatos de entretenimento. Ora senão, vejamos.

AGOSTO_2

Embora em julho tenha havido um aproximar da SIC aos domingos, face à líder TVI, a verdade é que Dança com as Estrelas ganhou novo fulgor (ou Cante se Puder! perdeu) e Queluz de Baixo continuou a levar a melhor. Apenas o futebol – Supertaça Cândido de Oliveira – conseguiu melhorar os resultados da RTP1, levando-a, ainda assim, apenas à vice-liderança no sábado, dia 10.

Importa, contudo, ressalvar a estabilidade de resultados… maus… que a SIC regista aos sábados e domingos, com as oscilações a serem apenas da TVI e da RTP1. É curioso observar que as vitórias da TVI acontecem com as quebras da estação pública e vice-versa. Estabilidade é também a palavra de ordem para o Cabo e RTP2 aos fins de semana.

Veja-se, então, as audiências do mês de agosto em números.

agosto_3

Houve um novo distanciar por parte da TVI face às outras generalistas, embora ténue, o que acaba por demonstrar o poderio do daytime de Queluz de Baixo. É que as médias da SIC e TVI durante a semana distam 2 pontos percentuais, ao contrário dos dias de fim de semana em que a diferença é substancial.

Observe-se que tanto a RTP1 como a TVI mantêm médias semelhantes nos dias úteis e aos sábados e domingos, embora tenham amplitudes audimétricas de 10%, o que revela a sua grande instabilidade. A SIC, essa, tem valores entre os 16 e os 22 pontos percentuais, tendo, portanto, uma estabilidade maior, embora tipicamente abaixo da TVI. O Cabo, esse, mantém-se no topo, inquestionavelmente.

Em suma, atualmente, a luta está renhida, mas se não houver uma consolidação da tendência de subida da SIC, a verdade é que a TVI vai distanciar-se cada vez mais, especialmente agora que se aproximam as estreias dos principais formatos de entretenimento da televisão portuguesa, assim como as novas produções de luxo das privadas. As RTP 1 e 2 mantêm os valores tristemente habituais, o que em nada abona em favor do seu futuro, mas pouco diz sobre a qualidade dos programas que exibe. Que é, quanto a mim, muita. Pelo menos tenta arriscar em novidades, ao contrário, frequentemente, das privadas.

Resta-nos aguardar para saber como Amor à Vida, Casa dos Segredos 4, Belmonte, Sol de Inverno e Factor X irão afetar esta luta. Garantido está o interesse.

Fique atento que o Audiências à Lupa regressa muito em breve, para a análise de setembro.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Audiências à Lupa | Especial Futebol: agosto de 2013 | A Televisão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] de analisada a evolução dos canais em sinal aberto no mês de agosto, é agora chegada a vez de estrearmos uma […]

ATV News