fbpx
Audiências à Lupa

Audiências à Lupa: outubro 2011

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: Outubro 2011

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: Outubro 2011

Para terminar esta ronda especial do Audiências à Lupa, vamos analisar o mês de outubro em termos de audiências. Até aqui verificámos que em agosto houve uma luta renhida entre as três generalistas, mas em setembro, Secret Story 2, acabou por distanciar a TVI, de forma decisiva dos restantes concorrentes. Agora a questão que se coloca é se Peso Pesado 2 e Rosa Fogo conseguiram recuperar e ameaçar a liderança incontestável da TVI. É isso que vamos tentar perceber em mais um Audiências à Lupa. Avancemos para o que interessa – a evolução audimétrica de outubro.

Outubro 1 Audiências À Lupa: Outubro 2011

Tendo em conta o gráfico apresentado acima, vemos que as três generalistas assim como o Cabo se apresentam algo instáveis. Porém, existe a tendência de liderança por parte da TVI, com a SIC a manter-se semelhante aos restantes meses. Já a RTP1, embora tenha vindo a ser relegada para terceiro lugar, acabou por conseguir bater as restantes concorrentes por algumas vezes, possivelmente tendo a ver com a emissão de futebol. O futebol, esse, é que não funciona tão bem na TVI, pois a nível de público não é aquele que mais vê o canal de Queluz de Baixo.

Apesar da instabilidade que se pode constatar, verificamos que as posições relativas de cada canal se mantêm face ao mês anterior. O Cabo destacado, seguido da TVI, SIC e RTP1. A RTP2 mantém-se dentro dos seus valores habituais.

Vejamos, então, se existem diferenças significativas dos dias úteis para os fins-de-semana.

Outubro 2 Audiências À Lupa: Outubro 2011

De facto, podemos constatar que Secret Story 2 continua a ser preponderante na manutenção da liderança por parte da TVI. Apenas na estreia, Peso Pesado 2 conseguiu fazer frente ao reality show da TVI. A RTP1, essa, de facto perde algum do seu peso que consegue alcançar durante a semana, pois a verdade é que não tem um formato forte que consiga competir com a restante oferta em sinal aberto. Assim, a SIC perdeu grande parte da importância que vinham conseguindo conquistar aos sábados e domingos.

Pode ver estes números sumariados no quadro apresentado em seguida.

Outubro Quadro Audiências À Lupa: Outubro 2011

O que podemos constatar face a estes números é que a luta que vinha sendo mais renhida, agora está mais fácil para a líder TVI. Secret Story 2 permitiu gerar interesse e entusiasmo pelo formato, o que agora será difícil de contrariar, já que a concorrência – Peso Pesado 2 – parece não ter cativado tanto os portugueses, talvez pela falta de polémica. Por outro lado, Rosa Fogo também não tem estado à altura da sua antecessora, mas se tiver um percurso semelhante, começará com valores modestos mas irá conquistando o seu público com o evoluir da trama.

A ainda estação pública de televisão é que tem estado extremamente instável, registando, inclusivamente, um mínimo muito fraco. Já a SIC e TVI conseguem ter uma amplitude de resultados semelhante, mas em que o mínimo obtido pela estação de Queluz de Baixo quase chega àquele que foi o máximo registado pelo canal de Carnaxide. Em suma, a tendência que se verifica é de um aproximar da TVI em relação ao Cabo, distanciando-se da SIC e RTP1. Apesar da estreia de Peso Pesado 2 – a grande aposta para a nova temporada – a SIC acabou por ver o seu resultado do mês decrescer face a setembro.

Será que Secret Story 2 é mesmo imbatível? Quem vencerá a luta pelas audiências na televisão nacional? O ano aproxima-se do fim e em breve poderemos fazer o balanço anual dos resultados de todos os canais. Faça as suas apostas! O Audiências à Lupa regressa em breve, com a análise dos valores de novembro. Até lá!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News