fbpx

Audiências à Lupa: outubro 2012

Diana Casanova
5 min leitura

Audiencias Lupa2012 Audiências À Lupa: Outubro 2012

Com algum atraso face ao esperado, devido a condicionantes «geográficas» da minha parte, vamos avançar para o Audiências à Lupa de outubro. Entramos portanto no derradeiro trimestre de 2012 e onde tudo se pode decidir, com as generalistas já a terem as suas apostas da rentreé a todo o vapor. Não percamos mais tempo e vejamos as Audiências à Lupa.

Outubro1 Audiências À Lupa: Outubro 2012

Podemos observar que o Cabo está, como já vem sendo hábito, muito destacado face às generalistas, pelo que não nos merece grande destaque nem causa surpresa. Contudo, algo que é relativamente novo e vinha sendo já indiciado no mês de setembro é que o horário nobre da SIC se tornou mais competitivo, o que veio melhorar o seu desempenho no global diário. A verdade é que a ficção da TVI tem vindo a perder força e apenas o seu reality show «Secret Story 3» consegue salvar a honra do canal, conseguindo bons resultados, mas particularmente e indiscutivelmente aos domingos. Isto, naturalmente, tem a ver com a aposta falhada (acho que podemos utilizar esta palavra) em «Toca a Mexer» por parte da SIC [a RTP1 é uma nulidade aos domingos, portanto nem deve ser aqui considerada].

Apesar disso, vemos que durante a semana a SIC consegue aproximar-se «perigosamente» da TVI na média geral, sendo contudo importante frisar que a estação de Carnaxide precisa agora de melhorar o seu daytime, visto que só dessa forma conseguirá dar o salto para vencer a TVI.

Outro facto que deve ser apontado é mesmo o resultado deplorável que a RTP1 tem vindo a registar. É possível constatar que raras são as vezes que consegue ficar acima dos 15% de share médio diário. É uma situação que já vinha sendo tendência, mas que não deixa de ser degradante para uma estação pública que emite formatos de tanta qualidade e que, por estarem no canal em que estão, não têm o devido reconhecimento e prestígio. É pena.

Quanto à RTP2 também tem valores ligeiramente abaixo dos seus habituais, mas mantém-se constante ao longo do mês. Vejamos contudo, como se comportam os canais aos fins de semana.

Outubro2 Audiências À Lupa: Outubro 2012

O que podemos constatar através deste gráfico é que, de facto, «Secret Story 3» faz milagres e não dá qualquer tipo de hipóteses à concorrência. Veja-se os resultados da TVI aos domingos, por oposição com as restantes generalistas. A verdade é que não existe na televisão atual nenhum formato que possa combater este sucesso de audiências que é apresentado por Teresa Guilherme. Não existe, e dificilmente vai existir num futuro próximo.

Apesar disso, importa notar a constância da SIC nos fins de semana, que se não é «espetacular», também acaba por lhe permitir «cumprir» os serviços mínimos. A RTP1 é que vai sempre a mínimos nos fins de semana. «Top Chef» e «Estado de Graça» não têm cativado os portugueses, ou pelo menos aqueles que «contam».

Para concluir mais este Audiências à Lupa vamos aos números do mês, resumidos no quadro que se segue.

Outubro Quadro Audiências À Lupa: Outubro 2012

Apesar de ter havido uma aproximação, a SIC continua a mais de 2% da TVI na média do mês, mas a apenas 1% nos dias úteis. É caso para dizer que «falta um bocadinho assim» (isto é, ter talk shows que cumpram). Contudo, aos fins de semana o fosso acentua-se, por força do sucesso de «Secret Story 3» e das polémicas que vão sendo engendradas pela Voz.

O Cabo, esse, continua com resultados estrondosos, sendo o seu mínimo substancialmente superior ao máximo de qualquer das generalistas. A TVI regista ainda uma grande amplitude de resultados, mas a conseguir, ainda assim, conservar e cimentar a sua liderança ao nível das generalistas.

Em suma, vemos que as audiências estão mais interessantes, por estarem mais renhidas, mas falta algo mais, para a SIC conseguir tornar esta luta ainda mais acesa. É preciso mais qualidade no seu daytime e encontrar um formato à altura de «Secret Story 3», ou num futuro próximo de «A Tua Cara Não Me É Estranha». A ver vamos como Carnaxide vai conseguir consolidar a sua ficção nos próximos meses.

Novembro é o mês que se segue e nós vamos novamente olhar as Audiências à Lupa. Fique atento.

Redatora e cronista