fbpx
Audiências à Lupa

Audiências à Lupa: novembro 2011

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: Novembro 2011

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: Novembro 2011

O décimo primeiro mês de 2011 trouxe algumas mudanças ao nível audiométrico, particularmente alterando tendências que se vinham verificando desde os meses anteriores. Vamos então olhar as Audiência à Lupa de novembro.

Novembro 1 Audiências À Lupa: Novembro 2011

Atendendo aos resultados audiométricos apresentados no gráfico anterior, verificamos que a TVI tem conseguido revelar a sua força, em particular a força de Secret Story 2, face ao Cabo e às outras generalistas. Se a meio do ano e no verão havia algum equilíbrio entre a TVI e a SIC, o aproximar do final do ano e o regresso de Teresa Guilherme fez com que houvesse um distanciamento da estação de Queluz de Baixo em relação à SIC e RTP1. De facto, o fosso entre as generalistas é agora mais e podemos até dizer que existem duas ligas, a 1ª (com o Cabo e TVI) e a 2ª (RTP1 e SIC), a RTP2, essa continua na sua liga regional.

Apesar desta constatação, vemos que a RTP1 conseguiu superar a 1ª liga esporadicamente, fruto dos eventos desportivos que transmitiu. Como habitualmente, fica bem patente que o futebol é muito mais rentável na estação pública. Se a TVI deve continuar a investir em futebol? Tenho as minhas dúvidas, mas talvez seja antes uma forma de não oferecer esse trunfo à concorrência, embora traga alguma quebra face ao público que é o seu, que não revela interesse por esses programas.

A SIC é que tem vindo a registar uma tendência de quebra que nem a segunda emissão de Peso Pesado conseguiu contrariar. De facto, Bárbara Guimarães e estes Pesos Pesados não conseguiram cativar o público português, não por serem piores do que a primeira edição mas porque agora conta com uma concorrência de Peso – Secret Story 2 e a língua afiada de Teresa Guilherme.

Contudo, vejamos qual foi a evolução audimétrica dos fins de semana.

Novembro 2 Audiências À Lupa: Novembro 2011

Assim, confirmamos aquilo que referimos relativamente a Secret Story 2 e Peso Pesado 2. Os segredos ganham aos gordos por uma larga margem. E a RTP1 consegue agora também competir com a SIC por melhores resultados aos sábados, fruto da estreia de A Voz de Portugal. Aos fins de semana verificamos que permanece a tendência de fosso entre Cabo, TVI e SIC, RTP1. A estação de Carnaxide fica cada vez mais próxima da estação pública, ou vice-versa. Ora, observemos, então, o quadro que sumaria estes valores do mês.

Novembro Quadro Audiências À Lupa: Novembro 2011

Verificamos, portanto, que a TVI e Cabo estão agora numa luta renhida pelo primeiro lugar da tabela de audiências, enquanto a SIC, essa, foi ultrapassada pela RTP1 que tem agora 2 pontos percentuais de diferença face à estação de Carnaxide. Esta tendência é particularmente evidente nos dias de semana, em que se regista até uma aproximação da RTP1 para com a TVI. Para além disso, importa também realçar o pico que a RTP1 registou de 35,1% de share e, pela negativa, os 14,6% registados pela SIC. Este valor é tão surpreendente quando assustador, pelo menos para aqueles que forem apreciadores do canal. Será que é este o futuro da SIC? Registar máximo de 23,1% em 30 dias? É pouco para um canal que já foi líder que precisa de uma reformulação em alguns horários, mas sobretudo de um produto forte e não os mesmos talento-shows de sempre. É preciso mais, porque a TVI, essa, continua de pedra e cal na liderança da televisão nacional, mas a RTP1 também não parece ceder. Mudanças, diversidade e programas fortes, são o que precisa a estação de Carnaxide. O que reservará dezembro para a SIC? Quanto a mim, a sua quebra vai acentuar-se, mas veremos, já esta 5ª feira, em mais um Audiências à Lupa. Até lá!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News