fbpx

Audiências à Lupa: maio 2013

Diana Casanova
4 min leitura

Audiencias_Lupa2012

Estamos de volta para mais uma análise da audimetria da televisão portuguesa. A luta pelas audiências está renhida… ou talvez não. Nuns horários mais do que noutros, a verdade é que o interesse nos resultados das privadas se mantém. Assim, não percamos mais tempo e vejamos as Audiências à Lupa.

Maio 1

 

A instabilidade é visível. Com exceção talvez da RTP2, e mesmo a RTP1 que se nivelou pela mediocridade de audiências, a verdade é que o Cabo, a TVI e a SIC mantêm-se instáveis, o que revela que os hábitos e preferências dos portugueses não estão assim tão sólidos. Verificamos que apesar da TVI se manter na liderança, a SIC consegue aproximar-se com frequência, fruto de um horário nobre que tem vindo a cativar os portugueses, quer seja com produção nacional, quer seja com as apostas vindas diretamente do Brasil e, cuja dimensão e peso é, décadas depois, ainda inegável.

Contudo, como também já vem sendo hábito, Carnaxide com frequência perde este fulgor no horário nobre e, vem por aí abaixo… é que realmente sem day time, a SIC não irá a lado nenhum. É necessário que esta seja uma consciência dos decisores do canal. É preciso mudar alguma coisa, se o objetivo for mesmo vencer a TVI que continua líder e continuará, pelo menos enquanto os portugueses continuarem a papar os reality shows que a estação emite.

Se é verdade que a SIC não tem, ainda, um grande formato de entretenimento mas tem ficção, a verdade é que a TVI tem entretenimento e «média» ficção. Isto, naturalmente implica divergentes resultados nos dias úteis e aos sábados e domingos, conforme se segue.

Maio 2

A constância é bastante mais frequente nos fins de semana. A TVI cada vez mais líder, a SIC cada vez mais em segundo e a RTP a contentar-se com o pódio das generalistas… peso embora tenha crescido no dia 26, por força da final da Taça de Portugal que opôs o Benfica ao Vitória de Guimarães. O futebol a valer.

Big Brother VIP continua a fazer a diferença, com a SIC a manter valores, apesar disso, constantes. O Cabo é que está instável, mas ainda assim, distante das generalistas.

Ora vejamos as audiências do mês em números.

Maio Quadro

Com dois pontos a separar a TVI da SIC, vemos que Big Brother VIP veio, de certa forma, recuperar o horário nobre dos dias úteis para Queluz de Baixo. Por outro lado, olhe-se para a média da RTP1 – deplorável. De notar ainda a amplitude de resultados dos vários canais, o que revela a tal inconstância mencionada anteriormente. É curioso ainda confirmar que a TVI mantém valores médios semelhantes nos dias úteis e aos fins de semana, ao contrário da SIC que é mais forte durante a semana.

Face a abril, houve uma aproximação da SIC à TVI, de cerca de 1%, com os restantes a manterem-se do mês passado para maio de 2013.

Mas será que esta aproximação da SIC é para manter ou será sol de pouca dura? Veremos, daqui por um mês em mais um Audiências à Lupa. Até lá!

Redatora e cronista