Audiências à Lupa Rubricas

Audiências à Lupa: junho 2013

audiencias_lupa2012

O verão está aqui e as audiências, geralmente, não se mantêm inalteradas. Mais um motivo de interesse para olharmos as Audiências à Lupa de junho.

junho1

Com o calor chegou também uma maior instabilidade nas audiências. É certo que a estação pública demonstra ter uma amplitude de resultados abismal, mas também a SIC e, em menos escala, a TVI têm ambas as suas oscilações. Um dado curioso é o facto da RTP1 e SIC terem vencido o dia (das generalistas), o mesmo número de vezes durante o mês, apenas uma vez. Trata-se de um resultado deplorável, particularmente para a SIC, já que se assume, ou gosta de assumir, como a alternativa natural à TVI.

É certo que a ficção da SIC está cada vez mais a cativar os portugueses, mas o seu daytime e, particularmente, o seu entretenimento tem sido muito pouco entretém para os espectadores, com a estação a somar derrotas. Embora reconheça qualidade em alguns dos formatos (Vale Tudo, especialmente), não é assim que os portugueses pensam e são semana após semana recambiados para o fim da tabela das audiências pelo Big Brother VIP.

Importa salientar que a RTP1 registou melhores valores devido aos jogos da seleção que foram emitidos no decorrer do mês e que levaram a estação pública à liderança.

Quanto à RTP2, vemos que os seus valores são constantes, com o Cabo também a ter valores bastantes instáveis. Aos fins de semana, confirmamos um pouco destas afirmações.

junho2

Ora veja-se os resultados obtidos aos sábados e domingos do mês de junho. Realmente é interessante verificar que a TVI lidera, com distância, mas é instável em termos dos seus valores, sendo tipicamente mais elevados aos domingos, com Big Brother VIP, naturalmente. Quanto à RTP1, tem exatamente a tendência oposta, sendo mais forte aos sábados com o seu Feitos ao Bife 2 que fez melhorar substancialmente os resultados.

A SIC, essa revela uma tendência de quebra no final do mês, o que deixa antever que os portugueses já se fartaram de Splash! Celebridades (foi rápido!) e estão desertos que acabem. Deste modo, Carnaxide contribui também para o distanciamento da TVI que aos sábados também emite as suas novelas habituais, ao contrário da SIC, o que, leva a esta diferença. Vejamos então os números do mês.

junho_quadro

Apesar de no início do ano ter havido um ligeiro aproximar da SIC face à TVI, a verdade é que agora Queluz de Baixo não dá qualquer hipótese e distancia-se na liderança das generalistas. O canal um mantém-se com números péssimos, em termos médios, mas conseguindo registar um valor máximo aceitável, fruto das transmissões dos jogos da seleção nacional. A RTP1 e SIC têm uma extensa amplitude de resultados, revelando a sua instabilidade, enquanto a TVI mantém-se, à semelhança do Cabo e RTP2, constante, com o valor mínimo a ser muito próximo do máximo.

Os dois canais públicos não têm grandes diferenças nos dias úteis face aos fins de semana, mas a SIC é substancialmente mais forte durante a semana, ao contrário da TVI que tem um peso particularmente mais elevados aos sábados e domingos. Ora isto mostra-nos que aquela liderança da SIC em horário nobre nos dias úteis talvez tenha os dias contados… é que se a estação tem o azar de criar uma obra de ficção que não cative os portugueses, vem por aí abaixo na audiência média. Quanto à TVI não há muitas hipóteses de sair derrotada no cômputo geral, atendendo aos seus formatos de entretenimento.

Com o final de Big Brother VIP, será que a TVI vai conseguir alcançar o mesmo sucesso com Dança com as Estrelas? Pessoalmente considero que ainda vai ter melhores resultados, mas só nos resta aguardar e analisar as Audiências à Lupa de julho. Até lá.

7
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Audiências à Lupa: Julho 2013 | A TelevisãoMegaZXTVsdsd Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
sdsd
Visitante
sdsd

Para já, a ficção da SIC é apenas uma novela! Avenida Brasil e Páginas da Vida são produtos comprados à Globo, logo, são ficção da Globo…
Segundo, a ficção da SIC está a cativar cada vez mais portugueses? Primeiro que tudo, devem ser só brasileiros que vêem SIC e segundo, o que eu vejo das audiências é que Dancin’ Days, para além de andar abaixo dos 12% RAT, já nem lidera contra o diário do BBVip em termos gerais -.-‘

Sempre a mentir, irritam vocês…

MegaZX
Visitante
MegaZX

Verão –» Consumo desce = rating mais baixo. Share ?? O Share mantém-se ótimo.
.

TV
Visitante
TV

Verdade, mas o Big Brother Vip está cada vez mais a vencer!

MegaZX
Visitante
MegaZX

Sim, é verdade. Talvez seja porque o Reality está a chegar ao fim 😀

TV
Visitante
TV

Pois, mas normalmente, nas últimas semanas os realitys baixam as audiências, não sei se sabes. É por isso que a última semana é sempre a mais fraca!

MegaZX
Visitante
MegaZX

A ficção da SIC, é um conjunto todo de telenovelas que a SIC já ‘produziu’. Por isso, pode-se dizer que “a ficção da SIC está a cativar cada vez mais portugueses”, comparado os números que cada telenovela produzida pela estação obteve. 😉

trackback

[…] sólida, a TVI usufrui de uma melhor média aos fins de semana. Note-se, contudo, que houve uma perda generalizada face a junho, com exceção do Cabo e da própria […]

ATV News