fbpx
Audiências à Lupa

Audiências à Lupa: julho 2011

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: Julho 2011

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: Julho 2011

De audiências se faz a nossa televisão. E nada melhor do que ter uma visão global dos números do mês. Se por um lado esta análise tem aspetos monótonos, também existem grandes novidades e pontos de interesse. Vamos a mais um Audiências à Lupa, desta vez, do mês de julho.

Julho Audiências À Lupa: Julho 2011

O Cabo continua cada vez mais primeiro, sendo esta uma tendência que se tem acentuado nos últimos meses. Ainda para mais com a atualização do universo de lares medidos para abarcarem a maior percentagem de pessoas que tem mais do que as 4 generalistas, leva a que estejamos perante uma tendência de futuro e inegável. Daí que importe questionar se fará sentido continuar a analisar as audiências desta forma.

A parte mais interessante dos números deste mês é o facto da SIC e TVI terem tido um mês muito renhido no que toca a audiências. Isso ficou a dever-se sobretudo ao Peso Pesado e Perdidos na Tribo, mas também a um horário nobre mais competitivo por parte da estação de Carnaxide. Já a RTP1 foi relegada para 4ºlugar na guerra audimétrica. A RTP2 registou uma grande amplitude de resultados e em particular um aumento generalizado das suas médias diárias, face ao que vinha registando. Isto estará certamente relacionado com a pequenada que estava de férias (e ainda está).

Vejamos se existem diferenças entre os valores dos dias úteis e dos fins-de-semana.

Julho1 Audiências À Lupa: Julho 2011

As conclusões a retirar deste gráfico são semelhantes às da média do mês. Mas existem algumas tendências que se acentuam, como é o caso da RTP1 ter uma pior oferta ao fim-de-semana que acaba por a prejudicar ao nível audimétrico nesses dias. Por outro lado, a SIC é claramente mais forte aos domingos, mas perdendo aos sábados para a TVI (e Cabo). Ora estes resultados estão em muito relacionados com os reality-shows (ou sátiras) das generalistas, Último a Sair (com resultados pavorosos), Peso Pesado (com resultados elevados) e Perdidos na Tribo (igualmente fortes, embora perdendo na última gala de forma desastrosa).

Vejamos, então, estas tendências em números.

Julho Quadro Audiências À Lupa: Julho 2011

Tal como referido anteriormente, o Cabo afasta-se definitivamente das generalistas, enquanto a SIC e TVI estão um pouco mais próximas, sendo que a TVI leva vantagem na média global, mas perdendo na média dos fins-de-semana. A estação de Carnaxide é aquela que regista uma maior amplitude audimétrica, o que revela a sua inconstância. O Cabo, esse sim, mantém valores sempre muito elevados, contrastando com o valor mínimo miserável da RTP1.

Como estamos em época balnear e o consumo televisivo é reduzido, estas audiências podem apenas ser fruto da sazonalidade e quando estrearem os novos produtos das generalistas se acentuem as diferenças entre todas. Contudo, uma coisa é certa, o Cabo, esse, vai manter-se a crescer, pelo menos se as generalistas continuarem a implementar as receitas de sempre… embora, para ser sincera, creio que nem a alteração de políticas vai inverter os hábitos dos portugueses que se começam a formar e que se centram na oferta do Cabo.

O Audiências à Lupa termina aqui, com votos de umas boas férias, e volto com a análise de agosto.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News