Audiências à Lupa: Janeiro 2011

4 min leitura

O TVUniverso estreia hoje mais uma rubrica que visa proporcionar conteúdos mais diversificados a todos os nossos visitantes. Desta feita, trata-se de uma crónica em que se faz uma análise das audiências mensal do ponto de vista estatístico, fazendo a diferenciação entre os dias da semana e fins-de-semana, bem como procurarei efectuar também análises esporádicas de programas e ou horários específicos.

Começarei, então, pelo mês de Janeiro, onde poderão observar como as quatro estações generalistas se comportaram, bem como o Cabo, ao longo do mês. Bem-vindos ao Audiências à Lupa de Janeiro.

Nesta fase inicial, vamos verificar qual foi a evolução das audiências no primeiro mês do ano.

Neste primeiro gráfico, podemos verificar que a TVI, salvo algumas excepções, manteve uma posição de líder durante o mês, com a SIC e RTP 1 a oscilarem substancialmente. Por outro lado, é neste mês que o Cabo começa a ganhar peso no computo geral das audiências, alcançando várias vezes a posição de vice-líder.

Mas para compreendermos melhor esta evolução, importa conhecer as audiências dos fins-de-semana, pois notou-se que o comportamento de todos os canais sofrei alterações substanciais com a modificação dos hábitos dos portugueses – aos fins-de-semana.

Assim, verificamos que a SIC consegue alcançar uma posição bastante mais favorável aos fins-de-semana, fruto do seu investimento no cinema exibido nas tardes de sábado e domingo. Por outro lado, podemos constatar que é o Cabo que também sofre um grande crescimento, contrariando o decréscimo da RTP 1, que ou fica abaixo do Cabo ou em “empate técnico”.

Para se ter uma noção mais clara desta tendência, apresento um quadro com as médias mensais.

O que salta à vista deste quadro é a liderança forte da TVI durante os dias de semana, mas a manter uma audiência elevada também durante os fins-de-semana. Contudo, a SIC consegue colocar a sua liderança em perigo apenas nesse período, descendo consideravelmente durante os dias úteis. Já a RTP1 tem uma média nos fins-de-semana inferior ao Cabo, subindo bastante durante a semana. A RTP2 mantém valores bastante consistentes em todos os períodos, havendo pouca variação. Por último, o Cabo está na mesma situação, com uma variação pouco significativa entre os dias da semana e fins-de-semana.

É importante referir, ainda, que a SIC foi o canal que obteve uma audiência máxima superior, no dia 1 de Janeiro (sábado), enquanto o mínimo ficou-se pelos 20,2. Por outro lado, a TVI é aquele que obteve um valor mínimo superior, comparativamente com os outros canais, no dia 15 de Janeiro (sábado).

Em suma, podemos ver que a TVI está forte, enquanto a SIC e RTP1 têm de lutar contra um Cabo em crescendo.

Resta, então, aguardar pelos dados do mês de Fevereiro para perceber se esta tendência se mantém. Será que o Cabo conseguirá vencer a SIC e RTP1 de forma constante?

Até ao próximo Audiências à Lupa!

 

Redatora e cronista
Exit mobile version