fbpx
Audiências à Lupa

Audiências à Lupa: Fevereiro 2011

Logo Audiências À Lupa: Fevereiro 2011

Vamos olhar as Audiências à Lupa. Desta feita é o mês de Fevereiro que será analisado. O esquema é o habitual desta rubrica – primeiro uma análise global do mês, posteriormente diferencia-se os fins-de-semana e, por último, e porque a televisão, muitas vezes, se faz de números, apresentamos dados mais quantitativos.

Logo Audiências À Lupa: Fevereiro 2011

Avancemos, então, para o gráfico respeitante às audiências dos canais generalistas e os valores agregados dos canais por cabo.

Fevereiro 1 Audiências À Lupa: Fevereiro 2011

Olhando para a evolução de audiências do mês verificamos que a TVI continua confortavelmente na liderança, enquanto se nota uma grande subida do Cabo, confrontando e ganhando espectadores à RTP1 e SIC. Porém, podemos observar também que a TVI apenas não ocupou a posição de líder em poucas ocasiões, sendo o Cabo aquele que mais lhe conseguiu fazer frente. Vejamos então, se isto se deve a uma diferença entre as programações dos dias úteis e dos fins-de-semana.

Fevereiro 2 Audiências À Lupa: Fevereiro 2011

De facto, a TVI apenas conseguiu ganhar três dos oito dias de fim-de-semana de Fevereiro (menos de metade), correspondendo a domingos e não sábados, o que é surpreendente se considerarmos que Portugal tem Talento se iniciou com elevadas audiências, conseguindo opor-se por diversas vezes à aposta Uma Canção para Ti da estação de Queluz de Baixo. Assim, estes resultados ficaram a dever-se sobretudo aos jogos de futebol emitidos que muito contribuíram para uma liderança no horário nobre por parte da TVI aos domingos.

Para além disso, outra conclusão que salta à vista do gráfico é, mais uma vez, o crescendo do Cabo enquanto alternativa às generalistas. A verdade é que o Cabo também conseguiu liderar por três ocasiões, sendo, neste caso, aos sábados que mais espectadores optam pelos canais de cabo. Assim, podemos dizer que há cada vez mais telespectadores a optar por canais mais temáticos que oferecem entretenimento mais direccionado e que, por vezes, não estão tão disponíveis durante a semana. No fundo, trata-se de uma questão de hábito dos portugueses.

Vamos, então, passar para uma visão mais numérica da globalidade destes resultados.

Quadro Fevereiro Audiências À Lupa: Fevereiro 2011

A conclusão mais relevante que podemos retirar do quadro acima apresentado é que o Cabo ocupou a posição de segundo lugar no cômputo geral das audiências do mês de Fevereiro. A SIC desceu para quarto lugar e a TVI continua forte na média global mas também no que respeita aos fins-de-semana. Parece claro que é durante a semana que a TVI e a RTP parecem fidelizar mais os seus telespectadores, provavelmente devido ao facto de haver uma maior procura de diversidade durante os fins-de-semana. Por outro lado, é a SIC e o  Cabo que mais crescem aos sábados e domingos.

Por último, podemos constatar que foi a RTP1 que registou o pico máximo de audiências, mas também aquela que registou o mínimo (excluindo a RTP2), obtendo assim uma maior amplitude audimétrica.

Em suma, Fevereiro é o mês que marca a chegada do Cabo ao 2º lugar das audiências e deixa a questão no ar: será que se conseguirá manter? Será que os portugueses estão, de facto, a alterar os seus hábitos e a procurar mais diversidade? Dê o seu palpite.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News